Artes Bizantinas
Ensaios: Artes Bizantinas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grazielecar • 2/4/2014 • 227 Palavras (1 Páginas) • 515 Visualizações
O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de carácter religioso dos primórdios do cristianismo no Império Bizantino.
Por volta do século IV, com a invasão dos povos bárbaros ao longo do Império romano, o imperador Constantino I transfere a capital do império para Bizâncio, antiga cidade grega renomeada mais tarde para Constantinopla. Neste local reúnem-se toda uma série de factores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística.
O movimento vive o seu apogeu no século VI, durante o reinado do Imperador Justiniano I ao qual se sucede um período de crise denominado Iconoclastia e que consiste na destruição de qualquer imagem santa devido ao conflito político entre os imperadores e o clero.
Quando da queda do Império romano do ocidente em 453, e permanece ainda nas regiões onde floresce a ortodoxia grega, estendendo-se à segunda metade do século XV e grande parte do século XVI. Este movimento chega mesmo a atravessar os limites territoriais do império bizantino, incluindo, por exemplo, os países eslavos.
Nas artes, os bizantinos souberam combinar o luxo e o exotismo orientais com equilibrio e a leveza da arte clássica greco-romana .
Os bizantinos destacaram também na arte do mosaico,uma composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro colorido,e recoberta por ouro em folha .Os mosaicos apresentavam figura religiosas ou de grande projeção política . ou ainda animais e plantas estilizados
...