Artes Jogos e Recreação
Por: gilmarlaine • 4/12/2015 • Trabalho acadêmico • 5.533 Palavras (23 Páginas) • 453 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
ARTE E EDUCAÇÃO
Questões obrigatórias para o dossiê
Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.
1. A partir das discussões empreendidas no fascículo, argumente sobre a importância da arte no universo escolar (mínimo de 10 linhas).
R: Assim como outras disciplinas, a Arte ela é importante no universo escolar, através dela é possível fazer leituras por meio de relação com os sons, com as imagens, com expressões corporais, com a escrita e desta forma, compreender melhor o mundo em que se vive. Através da arte o professor consegue avaliar o grau de criatividade de cada aluno. O trabalho com arte nas escolas colabora para que cada indivíduo construa seu próprio conhecimento , isto é, seu ponto de vista, suas opiniões próprias a partir da troca de experiências que ocorrem no ambiente escolar, afinal cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente. Desta forma, ao pensar na importância da Arte no cotidiano escolar, nota-se que além de ser responsável pelas expressões de sentimentos e pensamentos de todo e qualquer indivíduo, mesmo que ele não perceba, é por meio da linguagens artísticas que os indivíduos conseguem compreender e estabelecer relações entre o mundo externo e interno, ou seja, sentimentos e realidade.
2. Entre os desdobramentos dos conceitos de arte estão a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica. Explique cada uma delas, citando exemplos.
R: A arte erudita, é uma arte que precisa ser apreciada por críticos que entendem do assunto e não está assim tão disponível para toda sociedade, só para as elites. Normalmente está conservada em museus onde poucos tem acesso e em coleções particulares, seu valor estético é irrefutável. É uma arte que perpetua-se de geração em geração, sendo apreciada mundialmente. EX.: Obra MONALISA de Leonardo da Vinci, CHORINHO de Portinari.
A arte de massa, é aquela que edita moda e consegue atingir uma grande parte da sociedade através da mídia, visando o entretenimento da população. O lucro é sua principal característica, de caráter mercadológico, visam atingir o maior número possível de pessoas, o que explica a homogeneidade das obras produzidas . EX.: Filmes, novelas, músicas (country, rap, etc).
A arte folclórica é uma arte que não segue modismo, resulta de uma construção coletiva e histórica, que traduz a visão de mundo e os sentimentos do grupo que a originou. Geralmente apreciada somente na localidade em que foi produzida. EX.: Bumba meu boi, frevo.
3. Pautado em sua resposta anterior, sobre os três tipos de produção artística, responda: Em sua opinião qual tipo de arte geralmente é priorizado pela escola? Evidencie seu posicionamento.
R: A arte folclórica e a arte popular. A arte folclórica devido a história e costumes de um determinado povo de uma determinada região, mesmo porque pode haver no contexto escolar alunos que vieram de regiões distantes e trazem consigo valores e costumes, e também o da própria região em que está a escola. E também a arte popular, afinal a intenção dessa é atingir o maior número de pessoas da sociedade, e não podemos esquecer que nós e nossos alunos fazemos parte da sociedade e todos os dias estamos em contato com essa arte. Já a arte erudita é uma arte que está distante da maioria das escolas, onde não é possível contar com essa arte de forma presencial, o máximo de contato que se pode ter com essa arte é através de fotos e vídeos.
4. Como era desenvolvida a arte na pré-história?
R: Na pré-história já era possível vislumbrar manifestações artísticas através de imagens desenhadas nas paredes e nas pedras das cavernas (período Paleolítico Superior). Assim os indivíduos que tinha essas aptidões de desenhar criar e representar animais ou outras figuras reais e da imaginação, usufruíam de certos privilégios, pois pensavam que eles eram mágicos, e essas imagens por eles representadas tinham o caráter de antecipar os acontecimentos. As esculturas femininas feitas com pedras e barro representavam a fertilidade, aumentando assim a capacidade de procriação. A arte da pré-história também chamada de arte primitiva era empregada para os povos da civilizações primárias. Neste caso envolve as manifestações de povos indígenas, aborígenes que tinham uma cultura cheia de misticismo e superstições.
5. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione e compare três dessas culturas típicas da Idade Antiga.
R: A Arte Egípcia estava relacionada à cultura religiosa da época, representadas pelas pinturas, arquiteturas e monumentos. As pintura por exemplo, retratavam a vida e a grandiosidade dos faraós, as ações das divindades, a eternidade. Usava-se muito ouro na construção de estátuas e também nas máscaras que cobriam os rostos das múmias.
A Arte cristã primitiva, após a morte de Jesus, o império Romano empreendeu uma perseguição, e nesse período de perseguição a arte cristã foi produzida, caracterizada pelas pinturas feitas nas catacumbas, galerias subterrâneas que serviam de sepulcro e para os cristãos celebrar culto ( que até então era proibido), pinturas nas paredes e nos tetos, e sobretudo nas catacumbas dos mártires.
A Arte bizantina, que é comum
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