AJR - ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h
Por: 183746464 • 16/3/2016 • Exam • 2.588 Palavras (11 Páginas) • 1.136 Visualizações
ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h
UNIDADE 1
ARTE E EDUCAÇÃO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.
1. Explique a contribuição da arte para o processo de desenvolvimento do indivíduo (mínimo de 10 linhas).
R: A arte contribui com as habilidades e técnicas de criação e imaginação de alguma produção feita. Sendo assim um privilégio de conhecimentos em tudo parte do mundo, tanto para o artista que inventa como para aquele que aprecia com entendimento, podendo interpretar com sentimento. A arte representa um conhecimento do mundo que resulta de concepções, buscando sensações com significado imaginação e criatividade, podendo ser um conjunto de criação, atitude e atividades humanas. Com a arte temos a forma mais direta do conhecimento, de si mesmo e dos outros, sendo a primeira expressão do seres humana. Quando uma criança chega na escola, o seus desenho é que vai ser avaliado pelo professor, podendo saber do seu desempenho cognitivo, sua habilidade motoras e sócio afetivo.
2. Na escola, geralmente predomina o trabalho com a arte popular e a arte de massa, em detrimento da arte erudita. Caracterize os 3 tipos de arte e explique por que é importante trabalhar a arte erudita no universo escolar.
R: Arte Popular, e a arte que se expressa por meio da poesia, da musica, de arte plástica, do teatro e da dança. Por grupos da população e é caracterizado pelo anonimato. E é apreciado somente pela sua região.
Arte de massa, é a arte que só visa o lucro, sendo produzido pela classe social diferente do publico.
Arte erudita e a arte da elite, concentrada em museus ou em coleções particulares. Tem alto valor, somente o publico sensível pode apreciar com profundidade. E vem de geração para geração. É importante trabalhar a arte erudita por ser uma formação mais aprimorada, transcendendo os conhecimentos do senso comum.
3. Diferencie arte pré-histórica e arte primitiva.
R: A arte pré – histórica é a arte que chamamos de produção artística, feita pelos humanos pré-históricos, como gravuras rupestres, estatuetas e pinturas desenhos. Era a forma de comunicação e foram feitos a 10.000 a. c..
A arte primitiva - é aquela produzida por artistas de culturas que viviam em tempo remotos, alguns continuam ate hoje, como os índios.
4. Descreva as principais características da arte nas culturas egípcia, grega e romana.
R: Cultura egípcia - esta relacionada a religiosidade, grande parte da arquitetura.
Cultura grega – tem muito da cultura egípcio. Valorizavam o corpo e sua beleza.
Cultura romana – Foi marcada pelo setor literário. Tendo quase 1200 anos de historia e sendo influenciado pela cultura grega.
5. Compare as seguintes culturas artísticas, desenvolvidas na Idade Antiga: cristã primitiva, bizantina e islâmica.
R: Cultura artística cristã – após a morte de Jesus, os cristãos foram perseguidos pelo Império romano. Após a conversão de Constantino essa perseguição acabou. As pinturas nesse período eram feitas nas catacumbas e galerias subterrâneas, que serviam para os cristãos celebrar o culto, que até então era proibido. Aos poucos foram surgindo as pinturas nas paredes e tetos dos sepulcros maiores, que eram reservados aos mártires. Os símbolos usados eram o peixe, a palma, a cruz e a âncora, mais tarde surgem símbolos do Antigo e do Novo Testamento.
Cultura artística primitiva – aparecendo no século XVI com atributo dos pintores e escultores em atividade entre os séculos XIII e XV, período imediatamente anterior àquele conhecido como Alta Renascença. A produção dos artistas primitivos - buscando mais naturalismo, porém ainda bastante estilizada - é vista como precursora da arte desenvolvida a partir de 1500 e que, guiada pelos modelos da arte clássica, se caracteriza pelo aperfeiçoamento da imitação naturalista da natureza. Arcaico ou primitivo passam a significar um momento histórico inicial no progresso evolutivo em direção ao classicismo.
Cultura artística bizantina - foi após a consolidação do cristianismo e teve várias influências é do final da Idade Antiga. A arte bizantina conferia rigor e formalidade à figura sagrada representada em alusão à reverência e ao respeito conferido aos imperadores e reis e também faziam uso do mosaico. Tendo influencia romana grega e oriental. Suas raízes foram no cristianismo, produzido no Império Romano.
Cultura artística islâmica – Foi marcada por vários elementos da arte grega romana e oriental, surgindo no século II. Conquistou a cidade de Constantinopla. Engloba a literatura, a música, a dança, o teatro e as artes visuais de uma ampla população do Oriente Médio que adotou o Islamismo
6. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, citando as principais características da arte nesse período.
R: A Igreja Cristã tinha o domínio intelectual e cultural, a educação ficou aos cuidados dos monges e sacerdotes católicos. E a arte foi subjugada às necessidades e aos interesses do cristianismo.
7. Argumente sobre o contexto histórico que influenciou o surgimento do Movimento Renascentista, na Idade moderna.
R: Foi um movimento cultural, e um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna. Começou no século XIV na iTÁLIA, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI. Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição doFeudalismo para o Capitalismo. O que influenciou foi os financiamentos dos comerciantes aos artistas da época impulsionando para outras esferas da sociedade, desenvolvendo a ciência e da sociedade laica.
...