BBC - PODER DA ARTE
Por: Kerindê Souza • 15/9/2015 • Resenha • 570 Palavras (3 Páginas) • 1.127 Visualizações
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE PESQUISAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
TÓPICOS ESPECIAS EM ARTES VISUAIS - PROF: SILVIA BORGES
KERINDÊ HILÁRIO TURNO: NOITE VP1
ANALISE DO TEXTO “ARTE COMO UM SISTEMA MULTICULTURAL” E DO DOCUMENTÁRIO DA BBC “ O PODER DA ARTE – PICASSO’’
O antropólogo americano Clifford Geertz, inicia o quinto capítulo intitulado de “Arte como um sistema multicultural’’ mostrando as dificuldades que tanto os leigos como os artistas enfrentam ao tentar explicar o sentimento de uma obra de arte feita por eles ou por outro artista e que mesmo assim ambos têm a necessidade de falar sobre e que quase sempre é em vão, pois a arte fala por si mesma.
Em “O poder da arte”, documentário produzido pela BBC, o produtor Simon Schama procura mostrar como a arte deixou de ser apenas um trabalho artesanal, e sim começava a ser vista como um trabalho intelectual e porque não uma reflexão em busca da verdade assim como sempre outras fontes das ciências humanas e sociais como a filosofia, a teologia e a poesia.
Pode-se começar relacionando o texto de Geertz com o documentário pela ótica da definição dada por ele a arte, onde, não é puramente estética, porém uma forma de incorporar atividades sociais e acontecimentos históricos, atribuindo significados culturais a ela. Exemplo disso é a trágica e clássica obra ‘’ Guernica’’ de Picasso que nasceu de impressões causadas no artista após o bombardeio na cidade de Guernica, na Espanha.
Segundo o documentário, Pablo Picasso reinventava o moderno a partir do arcaico sendo uma obra compacta, solida e permanente e especialmente livre de laços sentimentais a lugares e memórias. Então, o que teria causado essa mudança na cabeça de Picasso?
O caso de Guernica foi especial, onde ele deixou sua neutralidade de lado e atribuiu um significado aquela obra. A agonia ao ver o que aconteceu com sua nação, uma imagem que todo Espanhol conhecia foi retratado na obra.
Pode-se dizer que ali temos o poder da arte como um sistema multicultural. Também podemos ver o poder da arte como um meio transformador do próprio artista ou de seus seguidores A capacidade de uma pintura fazer sentido assim como uma poesia, um vaso ou uma peça teatral como um produto da experiência coletiva que vai muito além dessa própria experiência e varia de um povo para o outro, bem assim como de um individuo para o outro. Exemplo disso são as releituras que podem aparecer alguns anos ou décadas seguintes de “Guernica’’.
Em seu texto, Geertz afirma e exemplifica sobre as criticas que poeta faz em suas poesias a diversas pessoas, como habitantes de uma aldeia rival ou classes inteiras como funcionários públicos ou até mesmo a mulheres quando se refere a suas inconstâncias. Analogamente podemos ver isso no documentário em alguns momentos, como em obras que Picasso faz de suas “mulheres” e na obra “ Guernica” claramente sua critica à guerra civil espanhola e a ditadura franquista.
.Conclui-se então após uma breve analise sobre ambas as fontes como é difícil falar sobre a arte e sobre seu sentimento, sobre seu significado, sobre suas influências. À exceção de quem se diz indiferente a arte, o que são raríssimas pessoas, a arte sim tem o poder de intrigar e causar euforia e dúvidas em que as vê.
...