CURSO DE PEDAGOGIA- MODALIDADE A DISTÂNCIA
Por: Edivania Cássia • 7/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.807 Palavras (12 Páginas) • 236 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA- MODALIDADE A DISTÂNCIA
Disciplina: Arte e Educação - DP
Acadêmica: Edivania de Cássia Santos
R.A: 86531
Polo: Engenheiro Beltrão
Turma: 2014
Atividade
1) Apresente as contribuições dos PCNS e RCNEI para a Arte no espaço escolar. (2,5)
R: De acordo com os autores Neves, Bento at. al.(2012 p. 47) os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de arte contemplam quatro linguagens artísticas que são: dança, teatro, música e as artes visuais. O estudo da arte busca explorar os diversos sentidos humanos bem como explorar o imaginário favorecendo a formação da identidade e de consciência do aluno. Com base na articulação de três eixos norteadores o professor pode ensinar o conteúdo de artes em sala de aulas esses eixos são: produzir, apreciar e contextualizar. Assim o educando consegue criar, produzir, fazer uma leitura de obras e reconhecer a historia e o contexto da arte. A fim de contribuir com a pratica pedagógica, os PCNs trazem aspectos sociais, artísticos e estéticos das artes visuais, da dança, da música e do teatro visando o aprofundamento das discussões para que sejam empreendidas nos projetos educacionais.
Artes Visuais:
- Expressão e comunicação na pratica.
- Criação e construção das formas visuais; reconhecimento de elementos básicos da linguagem visual.
- Objeto de apreciação significativa.
- Convivência, contato e experimentação de formas visuais; apreciação de imagens e reconhecimento de técnicas e procedimentos artísticos.
- Produto cultural histórico.
- Estudo de diferentes obras visuais, movimentos artísticos, relevância social da arte; valorização da arte; estudo sobre os artistas e registros.
Dança:
- Expressão e comunicação humana.
- Pesquisa sobre tecidos e funções do corpo, características corporais, orientações de espaço, sequencias se movimentos, gestos, criação de coreografias expressões.
- Manifestação coletiva.
- Reconhecimento das qualidades individuais, movimentos em grupo, integração e comunicação.
- Produto cultural e apreciação estética.
- Compreensão de estilos de dança, diversidade cultural, historia e pesquisa da dança.
Musica:
- Comunicação e expressão em musica: interpretação, improvisação e composição.
- Interpretação, arranjos e improvisações, ensino de técnicas musicais; utilização e criação de notas musicais, letras e canções; brincadeiras e jogos musicais; analise da musica.
- Apreciação significativa em musica: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.
- Percepção e identificação dos elementos; identificação e instrumentos e materiais sonoros; apreciação e reflexão musical; discussão das diversas intenções da musica; reações sensoriais e emocionais na apreciação musical.
- A música como produto cultural e histórico:
- Estudo histórico e cultural, pesquisa em fontes de registro e preservação; transformações dos elementos da musica; musica e sons do mundo. investigação junto aos músicos e obras.
Teatro:
- Expressão e comunicação.
- Jogos de atenção, observação e improvisação; estudo da linguagem dramática; articulação entre as expressões corporal, plástica e sonora; pesquisa e experimentação de cenário, figurino, maquiagem adereço, som, iluminação, reflexão sobre a expressão e comunicação na criação teatral.
- Produção coletiva.
- Integração com colegas; encenação em grupo; observação e apreciação de trabalhos em grupo; criação e encenação em conjunto.
- Produto cultural de apreciação estética.
- Produções e concepções estéticas; reflexão sobre as manifestações regionais; compreensão das propriedades comunicativas e expressivas das diferentes formas dramatizadas; pesquisas das manifestações culturais e históricas. (NEVES, BENTO, at.al. 2012 p.48)
O documento Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI 1998) assegura que o ensino de arte deve se iniciar na Educação Infantil. O mesmo foi elaborado como guia de reflexo de cunho educacional sobre objetivo, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam com crianças de zero a seis anos. As linguagens exploradas são a musica e as artes visuais. Ambas desenvolvidas de maneira lúdica e didática, respeitando a faixa etária dos alunos.
Música:
- Produção.
- Centrada na experimentação e na imitação, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a composição.
- Apreciação
- Percepção tanto dos sons e silêncios quanto das estruturas e organizações musicais, buscando desenvolver, por meio do prazer da escuta, a capacidade de observação, análise e reconhecimento.
- Reflexão.
- Referentes à organização, criação, produtos e produtores musicais.
Artes Visuais:
- Fazer artístico.
- Centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de praticas artísticas, propiciando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal.
- Apreciação.
- Percepção do sentido que o objeto propõe, articulando-o tanto aos elementos de linguagem visual quanto aos materiais de suporte utilizados, visando desenvolver, por meio de observação e da fruição, a capacidade de construir sentido, reconhecimento, analise e identificação de obras de arte de seus produtores.
- Reflexão.
- Considerado tanto no fazer artístico como na apreciação, é um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala, compartilhando perguntas e afirmações que a criança realiza instigada pelo professore no contato com suas próprias produções e as dos artistas.
Esse trabalho com artes visuais possibilita o desenvolvimento da capacidade artística e criativa da criança. (NEVES, BENTO, at.al. 2012 p.48-50)
2) No capítulo 07 do livro são trabalhadas as contribuições da linguagem para a ação pedagógica em Arte. Neste âmbito, quais as contribuições do canto e da linguagem fílmica para a formação do sujeito? (2,5)
R: Segundo Fantin (2012) a musica sempre fez parte da vida como expressão humana das pessoas em sociedade. Além disso, a musica e o canto mexem com a sensibilidade e a paisagem sonora envolve com seus sons, ritmos, ruídos, cantos, gestos, danças de ontem e hoje. Um rico ambiente sonoro é essencial para que o professor possa diversificar suas fontes, conhecer e ampliar seu repertorio musical. Compartilhar musica de outras famílias, comunidade e cultura; diferentes gêneros e estilos musicais, tradição cultural e folclore, erudita e popular contribuem para o enriquecimento cultural do aluno. Nesse sentido o canto possibilita ações pedagógicas e culturais ampliando a acessibilidade ao se trabalhar com linguagens em arte. (FANTIN 2012 p.118)
...