Conto do Alienista e Realismo
Por: Vitor Eduardo • 9/2/2017 • Trabalho acadêmico • 454 Palavras (2 Páginas) • 1.104 Visualizações
1
[pic 1]
Trabalho
De
Português
Tema: Conto do Alienista e Realismo
Aluno: Vitor Eduardo
Turma: 103B
Professora: Dilma
2
Sumário
- Introdução
- Desenvolvimento
- Microrrealismo
- Narrador
- Tempo
- Psicologia e Filosofia
3
O conto fala que cada pessoa tem a sua própria personalidade e o “padrão” de vida, mas ela pode mudar a qualquer momento, seja por emprego/estudo que mudou, seja por pensamento que era muito fechado e ruim que quando pensou de outra forma fica melhor e menos preconceituoso, colocando a razão na frente. Mostrando que mudar, é uma forma de evoluir e não de ser um louco por isso. Afinal de contas, o que é ser louco?
O microrrealismo faz com que a atenção do leitor vá do coletivo para ir à mente e à alma do ser humano, encaixando na parte do final em que o alienista se acha o único anormal da cidade e fica sozinho na Casa Verde para o resto da vida dele, ou quando o Porfírio queria ser líder e ocupar uma posição mais elevada.
O narrador, geralmente, escreve uma história e coloca o que ele sempre quis dizer, no realismo não seria diferente, a história pode ter várias mensagens boas, fortes, firmes para que o leitor possa refletir. O narrador nunca é impassível diante dos personagens, sempre funde a sua voz à eles. O narrador revela grande consciência técnica, procurando destacá-las de acordo com as perspectivas de cada personagem, ele de forma intencional não parece querer correr risco de ceder a perspectiva de personagens que não teriam condições de realizar a critica social desenvolvida pela voz narrativa, pro outro lado, a agressividade ideológica é mais desenvolvida na caracterização mais próximos dos protagonistas.
O tempo ocorrido no conto é praticamente igual aos de outros contos do Machado de Assis e de outros no Realismo, sempre seguindo de forma linear e contínua. Tem um ou outro conto em que o tempo se passa de outra maneira, mas aqui no conto do Alienista não se difere dos outros.
A Psicologia no Conto do Alienista é praticamente ele todo, pois o tempo todo no conto é falado da loucura, o que e porquê o Dr. Bacamarte ficar internando as pessoas só por motivos delas mudarem a “normalidade” em que elas viviam, sempre que o Machado de Assis usava a ironia como na parte em que o Doutor não ligava para o que as pessoas achavam de ele internar quase
4
toda a cidade só para comprovar a teoria dele, utilizando também a metafísica nesse mesmo ponto.
A loucura descrita nesse conto pode ser vista de cada pessoa. Cada pessoa tem a sua visão de cada coisa. O que pode ser normal pra você pode acabar não sendo normal pra mim e o que pode ser loucura para algumas pessoas podem não ser para outras como foi dito no conto.
5
Bibliografia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_de_Machado_de_Assis
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo#O_realismo_na_literatura
http://leitoresdepressivos.com/2014/04/resenha-do-livro-o-alienista-de-machado-de-assis/
...