TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA ARTE

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

1. EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA ARTE

Para falar sobre liberdade de expressão talvez seja necessário recorrer ao texto da Constituição Federal de nosso país a fim de garantir que não haja dúvidas ou interpretações equivocadas a respeito do que significa esse termo.

Aproveitando o momento, também é interessante ter em mente o trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos que discorre sobre liberdade de expressão:

Dito isso, passemos então a elucidar o objetivo deste texto que é o de defender a liberdade de expressão através da arte, passando por questões éticas e políticas que tanto se discutem no mundo atual e que na verdade sempre foi pauta de discussão e polêmica no mundo.

Uma das características até mesmo fundamental da arte é a de servir como forma de resistência e questionamento de situações vividas pela sociedade, seja no âmbito social, econômico, político ou qualquer outro. A possibilidade de dar voz a uma pessoa ou grupo que queira ou necessite expor suas condições e vivências, faz da arte um canal de comunicação do mundo para o mundo. E quando se lê a frase “necessite expor suas condições e vivências”, podemos entender que através da arte são feitas denúncias que se fossem ditas de outra maneira, provavelmente não seriam ouvidas. Ou seja, liberdade de expressão e arte é uma junção que permite criar visibilidade às situações marginalizadas pela sociedade comum. E é justamente esse o ponto que gera muitos conflitos entre arte e política.

Ao passo em que a arte cada vez mais explana as mazelas do cotidiano ignoradas por grande parte da população, principalmente, pela esfera pública, essa mesma esfera declara guerra à arte cortando o apoio através das verbas, fechando locais de propagação da arte e tentando criminalizar condutas de direito da população, como manifestações pacíficas da classe artística e de tantas outras, com o objetivo de enfraquecer a voz da arte e tornar menos visível os equívocos, o descaso e até mesmo a falta de ética e caráter de grande parte da administração pública, mantendo, assim, o seu soberano poder abusivo de controle diante da população. Essa situação vai exatamente contra qualquer tentativa de dizer que a liberdade de expressão é um direito assegurado, quando na verdade essa liberdade está o tempo todo sendo ameaçada justamente por quem deveria garanti-la.

Obviamente não se pode generalizar e dizer que todo o setor público corrobora com essas práticas, mas é inegável que elas acontecem descaradamente e prejudicam muitos a favor de poucos, como infelizmente é tão comum quando pensamos nas desigualdades do nosso país.

Outra abordagem bastante recente em relação à arte permeia o que podemos pensar sobre moral, ética e bons costumes de uma sociedade e de que forma se pode manifestar artisticamente dentro do senso comum do que é o “correto” ou até mesmo se existe uma forma “correta” de se abordar alguma questão através da arte.

Em grande parte das vezes a arte se utiliza da quebra de tabus como forma de desconstruir um pensamento enrijecido da sociedade. Um desses tabus comumente expostos pela arte é, por exemplo, a nudez.

Recentemente vimos um caso em que um artista foi rechaçado nas redes sociais e até mesmo pessoalmente por ter ocorrido em sua performance o contato de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com