Fundamentos
Por: julianaemilly • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 403 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
A dança e sua importância
A dança é uma das manifestações artísticas mais antigas, o homem dançava livremente sem regras e ou restrições, seguia esta sequência de movimentos corporais rítmicos, impulsionado pela vida e pela sobrevivência. A dança passou por diversas evoluções em conceitos, nos fatos sociais e culturais, relevando a relação do homem com o mundo e seus diferentes meios de vida. Atualmente, esta arte de mover o corpo é essencial, enquanto forma de expressão torna-se praticamente indispensável para vivermos presentes, críticos e integrantes em sociedade. A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, pois ela contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção da sapiência.
A dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Diversas vezes a dança não é reconhecida pelo real valor que possui e que abrange, pois a mesma é um componente fundamental para a socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e conscientes.
Infelizmente, inúmeras vezes a dança é delimitada no contexto escolar as festividades e ou a datas comemorativas, sem o intuito de promover o ensino e de aflorar o desenvolvimento motor, intelectual e social, que a dança é capaz de fornecer. A dança não é apenas uma atividade recreativa e lúdica, ela é arte de expressão, onde cada ser se descobre, se desenvolve e se encontra como ser social. Por meio de danças, jogos e ou movimentos corporais executados de maneira ritmada, somos capazes de desenvolver e conhecer nossa anatomia, nosso cérebro que passa a ser treinado em uma jogada a ser executada por exemplo, assim como a dança desenvolve o corpo, a mente, a intelectualidade, a interação, ela tem a capacidade de desenvolver a educação.
Enfim, a dança é essencial a todo ser humano, ela é capaz de socializar, expressar, comunicar, despertar sensações e ensinar sobre o corpo e suas funcionalidades. A educação através da dança possibilita a formação de cidadãos com uma interpretação mais avaliativa e interveniente em nosso corpo social. A dança, sendo uma experiência corporal, dá a possibilidade dos alunos, novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.
...