História e Critica Musical Brasileira
Por: Midian1919 • 17/9/2019 • Trabalho acadêmico • 275 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
MIDIAN GONÇALVES DOS SANTOS
8037075
GUARAPUAVA-PR
2019
ÁUDIO 1
Música: LUA BRANCA
Compositor: CHIQUINHA GONZAGA
Caracteríticas:
Estilo: Modinha
ÁUDIO 2
Música: NAQUELE TEMPO
Compositor: Pixinguinha
Período: época de ouro
Características: composta em 1934. Possui a forma A-B-A-C-A, parte A em ré menor, a parte B em Fá maior, e a parte C em Ré maior. Essa modulação de menor para maior aparece com muita freqüência nas principais obras de Pixinguinha.
Estilo: choro
ÁUDIO 3
Música: FLOR AMOROSA
Compositor: JOAQUIM CALLADO, flautista considerado por muitos como a figura de proa na implantação e fixação do choro.
Características: A primeira composição de música popular urbana, que fugia dos ritmos importados da Europa e que apresentava um caráter mais brasileiro. Publicada pela primeira vez em 1880 e gravada em 1902. A letra foi posta posteriormente por Catullo da Paixão e gravada em 1929.
Estilo: polca
ÁUDIO 4
Música: BREJEIRO
Compositor: ERNESTO NAZARETH
Estilo: tango
Características: Primeira gravação de um choro que se tem conhecimento, realizada em 1902. Foi arranjado para banda marcial pelo maestro Anacleto de Medeiros.
ÁUDIO 5
Música: ATRAENTE (por atrair a atenção de muitos nas salas de choro)
Compositor: CHIQUINHA GONZAGA
Estilo: polca
Características: Nascida de improvisação em roda de choro na casa do compositor Henrique Alves de Mesquita. Composta em 1877. Tornou-se um clássico da música instrumental brasileira, passando a integrar o grande repertório do choro. O acompanhamento do piano em compasso binário apresenta um ostinato de colcheia (pausa da semicolcheia) e semicolcheia (no final do primeiro tempo) seguido de duas colcheias no segundo tempo.
ÁUDIO 6
Música: LAMENTOS
Compositor: PIXINGUINHA
Características: Foi gravado pela primeira vez em 1928 pela Orquestra Típica Pixinguinha Donga, a música foi composta depois de Pixinguinha ter sofrido pelo racismo, por isso o nome ‘lamentos”.
Estilo: Choro
...