Música na escola – que repertório?
Por: cilios • 27/2/2019 • Trabalho acadêmico • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 400 Visualizações
Isabella Borges de Souza
15112080282
Angra dos Reis
AD 1 - Música na escola – que repertório?
Esta atividade de Avaliação à Distância 1 está voltada para a questão do repertório musical na escola e compreende três partes: uma resenha, uma parte de reflexão/elaboração e a auto-avaliação. As três partes estão descritas abaixo. Não hesite em nos contatar, caso tenha dúvidas.
Bom trabalho!
PARTE 1 da tarefa: RESENHA
Leia atentamente o conteúdo da Aula 5 (“O papel da música na escola”), e faça uma resenha do conteúdo, elencando e explicando as ideias principais nele contidas.
PARTE 2 da tarefa: REFLEXÃO E ELABORAÇÃO
A partir da leitura e da resenha, reflita sobre a questão do repertório a ser utilizado nas aulas de música na escola, e apresente critérios que julgue pertinentes para a escolha deste repertório “adequado para o uso escolar”. O que devo levar em consideração na escolha deste repertório? Como escolhê-lo?
PARTE 3 da tarefa: AUTOCORREÇÃO
Você deverá atribuir uma nota a sua própria tarefa, de acordo com os critérios abaixo. A autocorreção será tomada como base pela equipe, que analisará a sua adequação aos critérios, podendo ajustar ou não a nota final da tarefa.
Parâmetros e critérios de autocorreção
1. “Faça uma resenha do conteúdo, elencando e explicando as ideias principais nele contidas”- (vale de 0 a 5 pontos)
- Não fiz a resenha – 0 pontos;
- Fiz a resenha ela, mas ela não exprime suficientemente o conteúdo da Aula 5 – 1 a 2 pontos, em função da qualidade da elaboração desta parte da tarefa;
- Fiz a resenha e ela exprime adequadamente o conteúdo da Aula 5 – 3 a 5 pontos, em função da qualidade da elaboração desta parte da tarefa.
4 PONTOS
2. “reflita sobre a questão do repertório a ser utilizado nas aulas de música na escola, e apresente critérios que julgue pertinentes para a escolha deste repertório “adequado para o uso escolar” (vale de 0 a 5 pontos)
- Não refleti sobre a questão do repertório e não apresentei critérios para a escolha do repertório – 0 pontos;
- Refleti sobre a questão do repertório e apresentei critérios para a escolha do repertório, mas sem relação com a leitura do conteúdo – 1 a 2 pontos, em função da qualidade da elaboração desta parte da tarefa;
- Refleti sobre a questão do repertório e apresentei critérios para a escolha do repertório, guardando relação com a leitura do conteúdo – 3 a 5 pontos, em função da qualidade da elaboração desta parte da tarefa.
4 PONTOS
Critérios complementares:
a) Nota mínima para quem fez a AD1 – 2 pontos (independentemente dos parâmetros acima, caso esta nota não seja atingida);
b) Nota total em caso de plágio – 0 pontos.
Você deverá postar sua tarefa até o dia 23 de fevereiro (sábado). Insira o texto no campo destinado a isto na plataforma, e não como anexo.
IMPORTANTE!!! NÃO ESQUEÇA DE CLICAR NO BOTÃO "ENVIAR" para validar a versão final do trabalho, caso contrário constará falta. Não deixe para o último dia, para evitar problemas de congestionamento da plataforma!!
Parte 1
RESENHA
A música tem um grande poder de interação e desde muito cedo adquire grande relevância na vida de uma criança despertando sensações diversas, tornando-se uma das formas de linguagem muito apreciada por facilitar a aprendizagem e instigar a memória das pessoas. No âmbito escolar a música tem por finalidade acrescer e facilitar a aprendizagem do educando, pois instrui o indivíduo a ouvir de maneira afetiva e refletida. A educação deve ser vista como um processo comum, permanente e progressivo, que precise de diferentes formas de estudos para seus aperfeiçoamentos, pois em qualquer espaço sempre haverá diferentes condições familiares, sociais, ambientais e afetivos. A musicalização abraça aspectos importantes com propósitos educacionais, e é um apetrecho que assessora o educador a cumprir bem o seu papel, visto que educar exige doses de emoção, alegria, compromisso, além de trazer experiências que enriquecem a relação entre professor e alunos.
Música é só um conhecimento, mas um conhecimento que desenvolve, amplia os campos a frente de um aluno. Musicalização é um processo de desenvolvimento para um aluno na construção do conhecimento musical com o objetivo de despertar e desenvolver o gosto musical da criança, contribuindo para sua capacidade de criação e expressão artística. A música pode ser utilizada em vários momentos do processo de ensino-aprendizagem, sendo de grande importância na busca do conhecimento, permitindo avanços no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo. As entidades escolares devem incentivar a interdisciplinaridade e suas várias possibilidades, pois a música ajuda em todas as fases e etapas do ensino.
...