O CATOPÊS NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS
Por: ELiene Leite • 25/3/2019 • Projeto de pesquisa • 560 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
INCENTIVO E PRESERVAÇÃO DA CULTURA DOS PERSONAGENS POPULARES.
Justificativa
Nas médias e grandes cidades, as festas patrióticas, históricas e profanas, se destacam, enquanto nas pequenas cidades e nos povoados do interior, os festejos locais ocupam quase todo o calendário.
A cidade de Montes Claros está localizada no interior de Minas Gerais, onde acontece as Festas de Agosto, também conhecida como Catopês. É uma festa onde se destacam figuras populares, representantes do folclore local. A primeira notícia que se tem sobre as Festas de Agosto, é datada de 23 de maio de 1839, sendo que há quase duzentos anos em datas que variam no decorrer dos tempos. Durante essa festa ocorre a apresentação das Marujadas, Caboclinhos ou Cabocladas e Catopês. Com o passar dos anos, a festa adquiriu novos aspectos, ganhando novos significados e mantendo-se.
A dança dos Catopês é de tradição e origem africana, incorporada à nossa cultura. Essa manifestação corporal pode auxiliar nos métodos de resgate e preservação da cultura afro-brasileira, destacando os personagens populares, homens e negros, que dançam, cantam e se expressam, construindo uma identidade coletiva. Os Catopês se compõem somente por homens e se agrupam calorosos, sendo considerados os donos da festa, organizando e acompanhando o que ocorre. No dia da festa, os dançantes saem pelas ruas cantando e dançando , estabelecendo uma comunicação entre o Catopê que emite e o público que aprecia a mensagem congadeira.
Por isso, observa-se uma necessidade de levar essa festa popular para a zona rural, especialmente os catopês, que é composto por homens. Estes merecem uma maior atenção pelo fato dos jovens, principalmente os rapazes, estarem mais propícios ao envolvimento com infrações de ordem econômica, cultural, política e psicológica. Os diferenciais de mortalidade de homens e mulheres podem ser socialmente determinados pelo estilo de vida, costumes, hábitos e comportamentos sociais, urbanização e nível socioeconômico.
Sendo assim, nota-se a importância de atividades nas zonas rurais voltadas para festas populares, pois esse tipo de festividade requer um envolvimento e comprometimento dos moradores locais na realização do evento, auxiliando na interação entre os envolvidos, trabalhando a cultura regional, tornando os jovens menos vulneráveis ao envolvimento em situações de risco social.
Objetivo geral
Desenvolver oficinas através de manifestações corporais e rituais festivos, auxiliando no
processo de resgate e preservação dos personagens populares.
Objetivos específicos
- Atender jovens de 17 a 29 anos da comunidade de Monte Sião e comunidades circunvizinhas;
- Estender a cultura da cidade de Montes Claros às comunidades rurais;
- Priorizar o atendimento ao sexo masculino;
Cronograma das atividades – duração três meses
1º mês:
Introdução a manifestações culturais e artísticas;
Iniciação à aula de canto;
Iniciação à instrumentalização;
Iniciação à aulas de dança.
2º mês:
Aulas de Canto;
Aulas de instrumentalização (Pandeiros, caixas, flautas de bambús, tambores, chocalhos, violas, rabecas e marimbas);
...