O Cauquelin, Anne. Teorias Da Arte (Fichamento) - Em Andamento
Por: Aleksandra Pierre II • 20/11/2023 • Trabalho acadêmico • 312 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Instituto de Letras e Artes (ILA)
Disciplina: Teorias da Arte
Prof. Dr. Felipe Caldas
Discente: Aleksandra Do Nascimento Pierre Matrícula: 162324
______________________________________________________________________
Referência Bibliográfica:
CAUQUELIN, Anne. Teorias Da Arte. 1º Edição. São Paulo: Martins, 2005.
Autora:
Contextualização:
_____________________________________________________________________
Introdução:
Anna Cauquelin pretende por meio do texto discutir o que são as teorias da arte, quais são essas teorias. A autora faz questão de deixar claro logo no inicio dessa introdução que a obra não irá incluir todas as tais teorias da arte, provavelmente para não deixar o texto muito extenso e exaustivo.
Primeira parte – As Teorias Da Fundação:
O nascimento da estética como ciência foi premeditado, foi fruto de extensos estudos anteriores a sua concepção, sendo a “Poética” de Aristóteles um dos exemplos de obra citados pela autora. Ela faz questão de nos informar de que existem outros atos fundadores alem do ato de registro, de se estabelecer uma data para o nascimento de uma determinada “ciência” (estou usando ciência com aspas nesse contexto pois estou no inicio do texto e sinceramente ainda não sei se posso classificar as teorias da arte como ciências. Alterarei essa introdução á primeira parte futuramente se necessário for).
Cap. 1- As Teorias Ambientais:
Se é belo, logo é bom e verdadeiro para Platão. É aliado á verdade e ao bom que o belo nos auxilia a transcender, á chegar ao conhecimento supremo, o “Um”. Ao expulsar os artistas, os poetas, toda a arte que a seu ver não se propõe a chegar a essa transcendência, Platão acaba separando a pratica artística do belo. “A teoria de Platão é ambiental, no sentido de ter se disseminado em direção á arte pelo viés de uma reflexão, não sobre a arte mas sobre o belo” (pag. 16).
O que Hegel diz sobre a arte conversa com o que platão disse anteriormente,
Cap. 2-
...