Os Fundamentos da Educação
Por: AdemirGehm • 8/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 758 Palavras (4 Páginas) • 174 Visualizações
Trabalho 4 semana.
Fundamentos da educação.
Nosso intuito, nesta atividade, é estimular sua reflexão sobre os objetivos propostos
para a escola ao longo da Idade Moderna que, em seu final, se caracterizou pelo progresso
técnico-científico, pelo uso da razão e pelo fortalecimento dos Estados.
Sendo assim, explique quais eram os objetivos da escola na modernidade e porque estes estavam em oposição. Tenha como referência o protagonismo dos Estados na organização da educação formal e o que é necessário para efetivar a formação subjetiva do indivíduo.
Com as mudanças que ocorreram no final da idade média e que acarretou também o surgimento da modernidade, ocorreram diversas mudanças no âmbito político que levou ao surgimento do Estado Nacional, e com isso uma nova classe de burgueses que crescia, levando ao surgimento do capitalismo.
Neste período houve uma reação contraditória tanto na política, na economia, na área social, cultural e também pedagógica, e nesse processo leva a um crescimento e amadurecimento de ambos as áreas, e o estado passa a tomar conta da área pedagógica.
A pedagogia religiosa sede espaço ao humanismo que procura formar um homem livre e mundano.
Erasmo de Roterdã propõe renovação ao modelo de educação, ele enfatiza que a educação precisa de mestres aptos para lidar com as diferenças entre os alunos e que o estado deve então contratar e preparar estes mestres.
Já Lutero enfatiza que tanto a igreja como estado são responsável por uma educação publica, para formar um cidadão com valores que levem a uma boa convivência na sociedade. Isso leva a reação da igreja Católica com a contrarreforma que favorece as classes menos favorecidas. Ligado a este surgiu a Companhia de Jesus que enfatiza o desenvolvimento dos dons naturais de cada um, essa instituição se espalha por toda a Europa.
A modernidade por sua vez passa a enfatizar o a área cientifica, que visa acima de tudo a formação de cidadãos. Como o estado passa a assumir este papel, surgem agora matérias como geografia e história para que os cidadãos se tornem mais conscientes.
Esta educação visa por um lado a formação compatível com o projeto político do Estado, levando a uma convivência pacifica. E do outro lado a instituição escolar leva a formação critica e consciente e, desenvolvendo os talentos naturais de cada um.
Neste aspecto Bacon afirma que a educação precisa abrir caminho para novas descobertas e avanços incentivando a inclusão de laboratórios e tecnologias para avanço das ciências.
A educação moderna ocupa cada vez mais o papel de primeira importância na sociedade, que é, por assim dizer, a formação do cidadão. Um dos objetivos da educação na modernidade é promover a emancipação do sujeito para que este se torne ativo e crítico. Essa educação também é fortemente marcada pelo aspecto social em detrimento ao aspecto individual e subjetivo. Por esse motivo a ideologia estatal e a crítica pessoal convivem lado a lado na modernidade. A escola, que tinha a matemática e a lógica como matéria principal de ensino, passou a lecionar também disciplinas como história e geografia de modo a tornar as pessoas mais conscientes.
...