Pesquisa Sobre o Quadro " O Nascimento de Vênus"
Por: Iara Veronez Chiquetto • 17/9/2016 • Projeto de pesquisa • 808 Palavras (4 Páginas) • 491 Visualizações
Pesquisa sobre o quadro:“O nascimento de Vênus” do artista Sandro Botticelli.
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O Nascimento de Vênus, é uma das mais famosas obras de Botticelli, ela foi pintada por volta do ano de 1480. O que se sabe, embora não tenham sido encontrados documentos que comprovem isso, é que Botticelli teria sido contrado para pintar o quadro por Lorenzo di Pierfrancesco de 'Medici, rico mercador, que foi responsável por patrocinar a viagem de Américo Vespúcio ao Novo Mundo, encomenda essa que foi especialmente dedicada á família Medici de Florença. Nesta obra, segundo alguns críticos, o artista tenta revelar suas mudanças de visão em relação ao mundo, de modo que Vênus personifica a alma cristã emergindo das água do batismo. Alem do que, esta obra revela também o período da maturidade da arte de Botticelli.
Na composição retratasse a chegada de Venus à terra. Na verdade o artista retrata nesta pintura uma continuação de um mito grego que narra a luta entre os Deuses Cronos e Urano. Onde durante a luta Cronos ( Deus do Tempo) teria cortado os testículos de seu pai Urano (Deus dos Céus) e teria os arremessado ao mar. E onde esses órgãos haviam caído, surgiu uma espuma branca, onde dessa espeuma nasceu então a Deusa Vênus.
Na obra é retratada a chegada de Vênus em terra. Ela chega dentro de uma enorme concha, embora a figura de Vênus esteja nú, ela não passa erotismo algum, ao contrario, nos dá a impressão de uma grande pureza. E ao contrário de outros artistas, que optaram pela representação mais sensual da deusa Vênus, Botticelli representou-a na pose conhecida como “Vênus Pudica”, imitando a pose de uma antiga e famosa estátua grega.
Na cena podemos ver a forma esguia de Vênus, com sua pele pálida que remete ao mármore branco de uma estátua, ela tem a mão direita cobrindo-lhes os seios, enquanto que o braço esquerdo lhe cai sobre o corpo com a mão cobrindo suas partes intimas. Vemos também, seus longos e brilhantes cabelos ruivos recaindo sobre seu corpo nu, em gesto de pudor também. Podemos observar o artista colocar em prática o esquema de calculo que era utilizado para elaborar as pinturas na época, onde: a distancia entre os dois seios, e entre o busto e o umbigo, e entre o umbigo e a virilha deveria ser a mesma medida.
Mas ao observarmos mais minuciosamente a obra vemos alguns detalhes que não torna a pintura totalmente perfeita. Pode-se notar três imperfeições que estão bem marcadas, como o pescoço muito longo, os ombros caídos e a diferença nítida entre a largura do braço esquerdo com o direito. Ela desliza confiante em sua concha, mas passa-nos ao observarmos, um olhar meigo e disperso ao mesmo tempo, nos dá a impressão de que esta pensando em algo.
Na cena pintada, ela chega á praia na ilha de Cítara dentro de uma grande concha, deslizando sobre o mar com ajuda de Zéfero o Vento do Oeste que pode ser visto em um abraço amoroso junto a Aurora. A espera de Vênus na praia esta a Primareva, a aguardando com um manto coberto de flores para cobri-lá.
Observando a cena num todo vemos que Botticelli criou um ambiente delicado única e exclusivamente para ressaltar a beleza de Vênus a figura central, onde folhas e troncos das árvores parecem terem sido bordados com ouro. Mar e céu se misturam num abraço delicado entre tons verdes e azuis e as ondas são como delicadas escamas de peixe peroladas, dando a impressão que a natureza estava em festa, para receber Vênus.
O artista nos passa também a impressão do movimento na cena, usando presença de Zéfero para tal fim, como a agitação das ondas do mar, o balanço das folhas e galhos das árvores, as rosas que caem e as roupas que se movimentam ao vento produzido por Zéfero.
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