Planejamento Curricular Arte PEBII
Artigo: Planejamento Curricular Arte PEBII. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: igortn • 14/3/2015 • 5.499 Palavras (22 Páginas) • 448 Visualizações
Planejamento
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
TIPO DE ENSINO: FUNDAMENTAL (CICLO II)
OBJETIVOS GERAIS
Alfabetizar o educando nas linguagens próprias da arte, capacitando-o a analisar, respeitar e preservar as diversas manifestações da arte em suas múltiplas linguagens, aplicando-a em sua vida cotidiana. As manifestações artísticas são o patrimônio ético e social da humanidade dentro das 4 linguagens artísticas: artes visuais, dança, teatro e musica, possuindo um conjunto de saberes, habilidades, atitudes, hábitos artísticos e estéticos próprios a cada área.
A massificação imposta pelos meios tecnológicos é assustadora, cabendo ao indivíduo crítico saber filtrar tais informações tornando-se consciente de sua função de cidadão moderno e transformador do mundo contemporâneo em que vive, conduzindo assim ações de reflexão, de desenvolvimento da sensibilidade e do senso crítico, preparando-o para o exercício da cidadania.
A cultura, enquanto conhecimento diversificado do ser humano, engloba o seu relacionamento com o meio ambiente, hoje entendido como o mundo à sua volta. A ética, a sinceridade, a solidariedade e a coragem são elementos primordiais para a formação do ser humano.
A arte é um dos principais elementos de relacionamento, e desenvolvimento da criatividade, roubada pela alienação provocada pelos meios de comunicação de massa. O desenvolvimento das linguagens sensoriais e da valorização do ser humano enquanto indivíduo, através das artes, fomenta a realização pessoal e o ponto de partida para uma visão diferenciada de mundo.
Baseado nos PCNs a Arte conhecimento se articula em três eixos metodológicos: a) Criação/produção em Arte – o fazer artístico; b) fruição estética – apreciação significativa da Arte e do universo a ela relacionado; leitura; crítica; c) reflexão: a Arte como produto da história e da multiplicidade de culturas.
A base do ensino de Arte proposto pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo prevê o sobrevôo sobre os territórios da arte: linguagens artísticas, processo de criação, materialidade, forma-conteúdo, mediação cultural, patrimônio cultural, saberes estéticos e culturais.
O que penso sobre arte? – ações sobre o repertório cultural dos alunos;
Ação expressiva – ações que desencadeiam o fazer artístico nas diferentes linguagens de acordo com as proposições do Caderno do Professor;
Apreciação – ações de leitura de obras de arte nas diferentes linguagens artísticas;
Pesquisa de campo – ações que orientam o aluno no planejamento, na realização e na discussão de pesquisa proposta no Caderno do Professor;
Pesquisa individual e/ou em grupo – ações que orientam o aluno para aprofundar seu nível de conhecimento sobre um ou mais assuntos, realizadas individualmente ou em grupo, e relacionadas às proposições do Caderno do Professor;
Lição de casa – ações que sistematizam o estudo, impulsionando a produção do portfólio do aluno para além do Caderno;
Você aprendeu? – questões objetivas e/ou abertas para reflexão sobre os conteúdos trabalhados nas Situações de Aprendizagem de cada Caderno;
Aprendendo a aprender – algumas dicas para o aluno, ampliando possibilidades de aproximação com a Arte;
Para saber mais – indicações de livros, sites, filmes, vídeos e CDs.
ENSINO FUNDAMENTAL CICLO II
6o e 7o anos
Ementa:
Para o nível de 6o e 7o anos, pretende-se, na disciplina de Arte, que cada estudante observe atentamente algumas obras de arte, com o objetivo de compreender os efeitos estéticos que elementos como proporções e relações, entre outros, podem produzir numa pintura. Alguns aspectos da História da Arte, assim como a criação de uma forma pessoal de representar a figura humana, também são focalizados. A proposta envolve a leitura e a produção de textos da área, desenvolvendo, portanto, as habilidades listadas na matriz abaixo.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Conduzi-lo a aquisição gradativa dos códigos para interpretar textos artísticos, por meio da apreciação estética, específicos a cada linguagem artística: verbal, visual, sonora, corporal bem como os seus produtos através das manifestações artísticas de todos os tempos.
Capacitá-lo a produzir arte contextualizada no tempo e espaço, bem como a análise e entendimento das obras já existentes.
Elevar o raciocínio e o entendimento do educando à abstração, conscientizando-o da linguagem não verbal que esta representa. Desenvolver a aplicação semântica e abstrata de estruturas aprendidas e transformando-as em outras linguagens artísticas.
Campos de Estudos
a) efeitos estéticos.
b) proporções e relações.
c) História da Arte.
d) A figura humana através dos tempos.
6o ano
1º bimestre
A tridimensionalidade nas linguagens artísticas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Estabelecer diferenciações entre os espaços bi e tridimensional.
Reconhecer e interpretar a linguagem tridimensional em produções artísticas
Operar coma tridimensionalidade na criação de idéias na linguagem da arte
CONTEÚDOS
a) diferenciação entre o espaço bi e tridimensional, espaço e volume e suas conexões com as formas do espaço teatral, o corpo em movimento e o som no espaço
b) escultura, objeto, instalação
c) cenografia e a cena contemporânea
...