Praticas de Ensino Vivencia no Ambiente Educativo
Por: Luveronezi • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 712 Palavras (3 Páginas) • 1.128 Visualizações
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LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA DE ENSINO VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE:VAE)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 PLANO DE AULA – EF II
Luciene Martins Veronezi RA 1422961
POLO
GARÇA-SP
2015
PLANO DE AULA – EF II
Tema da aula: Criação de manga como recurso visual Disciplina: Artes
Nível de Ensino: Ensino Fundamental II - 6 º ano
Tempo de duração da aula: 45 minutos
1. Conteúdos
Artes Visuais – Manga
2. Objetivos
- Promover a socialização entre os alunos por meio da criação coletiva;
- Estimular a criatividade usando recursos de luz e sombra,
- Promover conhecimento cultural, através do recursos de quadrinhos;
3. Recursos
- Sulfite A4;
- Lápis preto 6B ou similar;
- Borracha;
- Régua;
- Imagens impressas (de jornais, revistas, folhetos, extraídas da internet etc.).
4. Etapas da Aula
a) Introdução ao tema
O Mangá é o termo japonês usado para definir as populares histórias em quadrinhos HQ, popularmente conhecidas no Brasil. Muito conhecido entre crianças e adolescentes, esse recursos visual vem se transformando através dos anos, e hoje faz sucesso mundialmente influenciando, inclusive, a linguagem cinematográfica e de produção de games.
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Manga “shojo” Manga “shonen”
Outra característica peculiar dos mangás diferente das histórias em quadrinhos brasileiras, só compostos por inúmeras páginas, permitindo aos mangakás (nome dado aos autores de mangás) criar histórias mais aprofundadas. Outra característica marcante é o desenho feito completamente em preto e branco, expondo o trabalho constante de luz e sombra.
E com essa intencionalidade educativa, o mangá será introduzido em sala de aula como recurso pedagógico, para despertar essa curiosidade de como são produzidos, e que mensagem é passada em cada ilustração.
b) Desenvolvimento das aulas (6 aulas)
1ª Aula:
Conhecer sobre a história do manga, os tipos existentes e para qual público se aplicam, e as diferenças entre as histórias de quadrinhos brasileiras, comparação das animações, das formas e cores aplicadas nos mangás e na HQ do Brasil. Os gêneros existentes, e a qual público abrangem, ou seja, se é um história para garotas, garotos, crianças, etc.
2ª Aula:
Expor em um mural imagens impressas de mangas e pesquisas trazidas pelos alunos, este servirá de referência para visual para demais aulas. Pedir para que cada equipe explane sobre o gênero pesquisado:
- Shonen, para garotos, cheio de aventuras e ação;
- Kodomo, versão infantil, personagens lúdicos, amáveis de formas arredondadas e clores claras;
- Seinen, público adulto masculino
- Shojo, para meninas, abusa de argumentos românticos e de fantasia;
- Josei, para mulheres adultas, aborda temas relacionados ao cotidiano.
3ª aula
Iniciação a ilustração de mangá, nesta aula os alunos irão escolher imagens impressas de mangás como referência para a ilustração.
4ª Aula e 5ª Aula
Criação de um manga, desenhando o rosto, com base nas orientações básicas (circulo, divisão do círculo e traços iniciais)
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Criação de manga a partir de formas e linhas
6ª Aula
Exposição nos corredores das salas de aula de todos os trabalhos (pesquisa de imagens, ilustração de um manga a partir de uma referência e criação de seu manga)
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