PRÁTICA DE ENSINO, VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO
Por: Maria júlia Palmeira • 13/11/2016 • Trabalho acadêmico • 764 Palavras (4 Páginas) • 668 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS
PRÁTICA DE ENSINO VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE:VAE)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Luíza Figueiredo de Lima RA 1515350
Belo Horizonte MG
2016
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1. IDENTIFICAÇÃO:
Nível de Ensino: Ensino Fundamental II – 9º ano
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Redação
Quantidade de aulas: seis aulas
2. JUSTIFICATIVAS
Para se elaborar uma boa redação, é necessário conhecimento linguístico, técnica e muita dedicação. A redação é de suma importância em muitos concursos e vestibulares. Redigir um texto corretamente é indispensável para o sucesso da vida acadêmica e profissional.
3. CONTEÚDOS
Conhecer e desenvolver corretamente uma redação (introdução, desenvolvimento e conclusão).
4- OBJETIVOS
4.1 Objetivo geral
Conhecer o que é redação e as técnicas para escrevê-la.
4.2 Objetivos específicos
Saber os tipos específicos de redações;
Saber iniciar, desenvolver e finalizar um texto;
Escrever uma avaliação para redação.
5. RECURSOS
Para o desenvolvimento utilizaremos a sala de aula, quadro, pincel, caneta, lápis, borracha, caderno, folha de almaço, etc.
6. DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS
1ª etapa (duas aulas):
Apresentar para a turma o tema da sequência didática a ser trabalhado durante o bimestre e mostrar a importância da redação no nosso dia a dia. Mandar que copiassem o conteúdo em seus cadernos.
Conhecendo dissertação, narração e discrição
Dissertação: É uma maneira de expor um assunto, analisando e explicando os aspectos e as circunstâncias que envolvem a trama. Expõe uma suposição sobre determinado assunto e procura comprová-lo sob argumentação. Para elaborar uma dissertação podem-se fazer perguntas e procurar respondê-las durante a produção do texto:
O que é isso? O que significa? Como se faz isso? Como se chegou a esta condição? Como funciona? Para quê existe? Como, quando e por que isso aconteceu? Qual sua utilidade? Qual a sua importância? Quais as suas consequências?
Narração: Narração é um texto em que o autor relata um fato ou acontecimento de maneira a torná-lo mais que um simples relato, e sim uma redação atrativa com dimensões espaciais e temporais. Também deve haver a presença de personagens com suas ações sendo narradas. Constrói-se uma trama envolvida em conflitos. Pode ser feita pelo narrador-personagem ou pelo narrador-observador.
Para não se esquecer de nenhum elemento necessário para uma boa narração, é necessário ter em mente as seguintes perguntas:
Que fatos aconteceram (enredo),quando aconteceram (tempo), onde aconteceram (local da trama), como aconteceram (envolve os personagens).
Como tudo aconteceu (envolve a trama em si, o clímax e finalmente o desenlace).
Descrição: de forma geral, a descrição consiste na ação ou efeito de enumerar as partes essenciais de um ser. Isso significa que o texto descritivo deve ser constituído por um relato minucioso, representado pelos cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) e fidedigno à imagem real do animal, pessoa, ideia ou objeto tratado.
2ª etapa (duas aulas)
Apresentar para a sala algumas dicas para que tenham segurança ao escrever seu texto. Pedir para que copiem no caderno para que, logo após, iniciemos uma discussão sobre o assunto, tirando todas as duvidas apresentada por eles.
Dicas para elaborar uma redação:
Leia muito, informe-se sobre o mundo, escreva e reescreva, elabore bons argumentos, busque a objetividade;
Atente-se aos direitos humanos;
Proponha uma solução;
Cuide bem da língua portuguesa.
3ª etapa (duas aulas):
...