RELATÓRIO DO LIVRO: COLEÇÃO GRANDES MESTRES - BOTTICELLI
Por: Andy24 • 28/4/2016 • Resenha • 483 Palavras (2 Páginas) • 492 Visualizações
Relatório do Livro:
O convívio ao longo da vida, com clientes cultos e com os maiores humanistas do seu tempo, transformou Botticelli no interprete ideal das sofisticadas alegorias mitológicas muito apreciadas e requisitadas na era laurenciana.
O pai de Botticelli, no início queria que ele continuasse na prática mercantil como seu irmão. Mas com o passar do tempo Mariano se viu obrigado a colocar o filho na oficina do frade Filippo Lippi, que era admirado por sua pintura doce e preciosa. Após algum tempo Botticelli abriu um ateliê no térreo de sua casa, neste ateliê trabalhou por toda a vida.
Desde o início, sua pintura tinha um estilo original. A Primavera ou o Reino de Vênus, é reconhecida como a pintura mais famosa, executada possivelmente para a Villa di Castello. A pintura com seu desfile de divindades mitológicas dispostas da direita para a esquerda, segundo o calendário romano dos meses de abril a maio, espelha o clima culto, refinado e elitista do humanismo laurenciano.
Botticelli produziu o grandioso afresco da Anunciação de San Martino Alla Scala, hoje conservado na Galleria degli uffizi. Foi uma grande prova para o pintor, já que ele não estava acostumado a prática do mural e pelo fato de ter sido executada pouco antes da sua partida para Roma no verão de 1481.
Assim que voltou a Florença, ele recebeu a encomenda de uma tela representando Palas e o Centauro que EME 1498, encontrava-se na casa de Lorenzo de Pierfrancesco de Médici, um presente do Magnífico ao primo.
Em meio a produção “botticelliana”, desse período, consta a obra Madona do Magnificat, pintada para um cliente desconhecido, de produção originalíssima e relação harmoniosa entre as figuras.
Algumas das obras de Botticelli:
Madona com o menino e dois anjos – 1465 a 1469
Não se sabe quem encomendou esta obra, um dos primeiros números do catálogo de Botticelli e demonstra como era grande sua dívida com o Frade Filippo Lippi seu primeiro mestre na pintura.
Adoração dos Magos – 1475
A pintura foi encomendada por Guasparre di Zanobi Del Lama, para o altar de sua própria capela. A pintura foi colocada originalmente em frente à Igreja de Santa Maria Novella e destruída no decorrer das reformas vasarianas em 1569.
A Primavera – 1477 a 1478
O biógrafo Giorgio Vasari, que viu esta pintura em 1568 na Villa dos Médici de Castello, juntamente com o Nascimento de Vênus, a descreve como “outra Vênus que as graças a florescem, denotando a primavera”. A obra deve ter sido feita na própria Villa.
Entre várias outras obras que o livro nos trás.
Conclusão: Este livro da Coleção Grandes Mestres, é bem interessante para o conhecimento de artistas importante para a História da Arte, e ele trás muitas obras do artista em questão, todas coloridas, e com uma breve explicação de cada uma delas, acredito que seja um bom conteúdo para o conhecimento e entendimento de grandes artistas, assim podendo expor este conteúdo em sala de aula para os alunos.
...