Relatorio
Por: Emanuele Pichirilo • 8/5/2015 • Artigo • 327 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Cap. 8 Metodos de orçamento de capital com risco
Orçamento de capital com risco
Um investimento é chamado livre de risco se o seu retorno é estável e confiável.
Em orçamento de capital, não há projetos livres de risco, existem muitos fatores que podem reduzir os fluxos de caixa esperado: perda de participação no mercado, aumento no custo dos produtos vendidos, novas regulamentação ambientais, aumento no custo de financiamento.
Abordagem equivalente à certeza
A abordagem equivalente a certeza é a de separar a duração dos fluxos de caixa de seu risco, sendo convertidos em fluxos de caixa certos, sem riscos.
Para calcular os equivalentes de certeza, estima-se os fluxos de caixa esperado, determina-se os fatores equivalentes à certeza, calcula-se os fluxos de caixa certos multiplicando os fluxos de caixa esperados pelos fatores equivalentes à certeza, calcula-se o valor presente do projeto descontando os fluxos de caixas certos pela taxa livre de risco, determina-se o valor presente liquido do projeto, subtraindo o investimento inicial do valor presente dos fluxos de caixa certos, se o VPL for zero ou positivo, o projeto é aceitável. Caso o VPL seja negativo, o projeto deve ser rejeitado.
Analise de Sensibilidade
A analise de sensibilidade é uma maneira de descobrir como o VPL de um projeto se altera. Entre dois projetos, aquele mais sensível a uma mudança é considerado portador de mais risco.
O risco é medido pela variação. Quanto maior variação ou mudanças existirem no VPL de um projeto, mais arriscado o investimento.
O CAMP no orçamento de capital
CAMP é o modelo de avaliação de ativos financeiros, e utiliza da formula
Esse método considera um projeto como sendo uma ação, argumentando o que o retorno de um projeto está ligado ao retorno dos ativos totais.[pic 1]
Ajustamento pela inflação
Inflação é o aumento generalizado de preços em uma economia, quando isso ocorre o valor real dos fluxos de caixa esperados diminui. Caso o analista não ajuste os fluxos de caixa o risco da inflação tanto o VPL quanto a TIR podem ficar artificialmente altos.
...