Trabalho de Controle e Monitoramento da Qualidade Ambiental
Por: Joao123Mont • 16/11/2018 • Relatório de pesquisa • 1.132 Palavras (5 Páginas) • 374 Visualizações
Universidade do Estado do Amazonas
Escola Normal Superior
Licenciatura em Ciências Biológicas
Trabalho de Controle e Monitoramento da Qualidade ambiental
João Antônio Dos Santos Monteiro
Manaus – AM
2018
Universidade Do Estado Do Amazonas
Escola Normal Superior
Licenciatura Em Ciências Biológicas
João Antônio Dos Santos Monteiro
Trabalho de Controle e Monitoramento da Qualidade ambiental
Projeto apresentado como parte da Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso – TCC1 e obtenção de nota parcial do 7º período de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Professor: Dr. Rafael Silva.
Manaus – AM
2018
Uea: Universidade do Estado do Amazonas
Ens: Escola Normal Superior
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Controle e Monitoramento Qualidade Ambiental
Atividade II: Elabore uma resenha sobre a palestra: tratamento de resíduos realizada pela Mestranda do programa de Biotecnologia da UEA Juliana Rodrigues.
A importância do tratamento de resíduos sólidos
Juliana Gisele Corrêa Rodrigues é graduada em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Amazonas (2012-2016) e Mestranda do Programa de Pós Graduação Biotecnologia e Recursos Naturais da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de química e biotecnologia, atuando nos seguintes temas: tratamento de efluentes e Prospecção de Biomoléculas de Interesse Tecnológico.
A palestra realizada no dia 19 de Maio de 2018 nas dependências da Escola Normal Superior (ENS-UEA) das 14:00 as 17:30 pela palestrante Juliana Gisele Corrêa Rodrigues abordou as principais etapas do tratamento de resíduos sólidos e a importância no meio ambiente e na conservação dos recursos naturais.
A palestrante abordou que o tratamento de resíduos consiste no conjunto de métodos e operações necessárias para respeitar as legislações aplicáveis aos resíduos, desde a sua produção até o destino final com o intuito de diminuir o impacto negativo na saúde humana, assim como no ambiente físico.
A água é um elemento essencial à vida, porém, é necessário que tenha qualidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de quatro milhões de crianças morrem anualmente de doenças relacionadas com águas contaminadas.
Assim o tratamento de água descreve os processos utilizados para tornar a água mais pura para uma utilização final desejada (uso domestico, lazer, esportes, hospitalar, laboratorial, farmacêutico, industrial e etc.). O objetivo de todo processo de tratamento de água é remover os contaminantes existentes. Sendo que este pode ser realizado para atender diversos aspectos:
- Higiênicos: remoção de bactérias, protozoários, vírus e outros microorganismos, de substâncias nocivas, redução do excesso de impurezas e dos teores elevados de compostos orgânicos;
- Físico-químicos: correção da cor, sabor e odor. Sendo físico (decantação e filtração) e químico (desinfecção e coagulação).
- Econômicos: redução de corrosividade (que danifica a tubulação), cor, turbidez, ferro e manganês.
O tratamento de residuos é uma medida de saneamento básico tendo como objetivo acelerar o processo de purificação da água antes de ser devolvida ao meio ambiente ou reutilizada. A origem dessa água poluída se dá através da rede de esgoto proveniente de residências, comércios e indústrias. Nesse contexto é realizado o tratamento de resíduos: domésticos, comercial e indústria;
Na cidade de Manaus, em 2007, com a criação da Lei n° 1192, a Lei Pro-Águas, tornou-se obrigatória a instalação de sistemas de tratamento de esgoto de características domésticas. Com a criação da Lei Pro-Águas, exige-se a instalação de sistemas de tratamento de esgoto de características domésticas, composto de pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário e desinfecção, para empreendimentos públicos ou privados; com número de usuários acima de 40 pessoas-dia.
A palestrante abordou sobre o mapa de cobertura de tratamento de esgoto na cidade de Manaus, sendo que há registros mais de 60 estações de tratamento de resíduos sólidos em empreendimentos comerciais e industriais locializados nas diversas zona da cidade.
O tratamento dos resíduos pode ser realizado pelos processos:
- Físicos:
– sedimentação, decantação, filtração, centrifugação e floculação;
– transição de fases: destilação (processo de separação), evaporação, cristalização;
– tratamento térmico (envolve altas temperaturas durante o processamento dos resíduos);
...