Ética na liderança
Por: jessicasonaglio • 21/9/2015 • Resenha • 968 Palavras (4 Páginas) • 139 Visualizações
ÉTICA E ECONOMIA
Academicos: Anderson Leal, Renan Almeida e Mateus Dalek
A economia é o estudo da troca de valores, da utilização de recursos produtivos e também da riqueza. Ela se baseia em como os homens utilizam os recursos produtivos escassos para produzir mercadoria e distribui-las para a sociedade
Em complemento se tem aética que estuda as ações do homem em relação e moralidade. Analisa também a ordem pessoa, que é condição de sobrevivência da sociedade. Sem ética, o convívio social seria insustentável.
CRÍTICA: Mesmo e Economia e a Ética sendo ciência autônomas, não são independentes. Uma complementa a outra. A economia está subordinada a ética, mesmo elaborando teorias e propostas com liberdade.
Desde os primórdios se utiliza a economia em termos de troca de mercadorias, existia e permuta, ou seja, a troca de um bem por outro. Se dava uma Cabra em troca de meio saco de arroz. A partir disto, acontecia uma movimentação de itens, acontecendo a economia.
A Ética fica envolta na economia a partir do fato de julgar as ações corretas, a fim, de haver uma melhor distribuição dos bens e também analisando as ações, com a intenção de não haver ações de má fé.
Todavia jornais, revistas e a própria internet relatam noticias que mostram que a economia foi realizada sem ética. A exemplo disso, a alta inflação que vivemos. Será que a politica foi ética no momento em que segurou os preços em 2014 por ser ano politico? Com a realidade do momento se ve que a resposta é não. Caso medidas econômicas tivessem sido tomadas, a inflação não tivesse tomado as proporções que se encontra no atual momento.
ÉTICA EM FINANÇAS
Academicos: Deizyane Cardoso, Meire Oliveira e Vandrielly Siqueira.
A ética é necessária no meio financeiro, no qual os produtos estão envolvidos para atender às necessidades das pessoas, e o marketing aliado a isto, deve ser feitos de maneira responsável, sem enganações.
Nas negociações deve se haver uma procupação em ser ético, não pelo fato de gerar lucros, mas sim, porque esta ação acontece entre seres humanos. Os quais devem agir de maneira coeza, independente de qualquer situação.
Existem virtudes que se espera de um administrador financeiros, entre elas, liberdade e magnificência. Sendo que a liberdade, se cabe ao uso com moderação dos recursos financeiros, e a magnificência é o resultado da liberdade, que é grandes realizações com gastos justificados e proporcionais as medidas.
CRÍTICA: A pessoa envolvida ao meio financeiros administrativo, deve informar seus clientes, de forma correta e objetiva sobre as condições em diferentes operações, fazendo comparações que deixem claro a opções que o cliente possui e para que o memo tenha liberdade de escolha.
O administrador financeiro, sempre deve dar informações corretas e imparciais, demostrar confiança e pratica-la, analisar a gestão de riscos e ter sentido ético em sua tomada de decisão. A exemplo disto Eike Batista, o qual possuía um império, ações na bolsa, capital aberto, dentre outros aspectos dele. Em contra partida, o mesmo não foi ético com suas finanças, realizou investimentos de risco não analisados, provocando a falência de se império. Isto também afetou a economia, pois houve diversos colaboradores desligados e também pessoas com perca de dinheiro, quando as ações da bolsa caíram.
ÉTICA EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Diversos elementos devem ser analisados para ilustrar como a cultura afeta, o que, por que, quando, onde e como os consumidores compram.
Apectos culturais e como lidar com suas particularidades, depende do interesse de cada um que desenvolve negócios internacionais.
Nos aspectos internacionais, a cultura de cada local é interessante e distinta. A exemplo disto, a religiosidade, que se concretiza em práticas, rituais e posturas que influencia no comportamento de compra.
...