A Natureza e Identidade da Pedagogia
Por: Calvino Vasconcelos • 17/7/2016 • Artigo • 502 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
Este trabalho está embasado na leitura do texto “Natureza e identidade da pedagogia. O que é pedagogia, quem é o pedagogo?” cujo tema abordado é uma provocação ao raciocínio com a intenção de refletir sobre o verdadeiro papel do pedagogo na sociedade atual, sobretudo seu papel na educação. Esta resenha está orientada sobre três perguntas que orientam a leitura e organizam a sua estrutura em sub-tópicos.
O QUE É A PEDAGOGIA?
De acordo com o texto, o pedagogo é (e assim deve ser) um sujeito que possui sua formação voltada para o campo pedagógico. Não contrariando o senso comum de que o pedagógico seja somente “dar” aula para que crianças, mas sendo este apenas um tópico do básico de sua função fundamental. Ter a formação voltada para o campo pedagógico significa estar ocupado com a compreensão, modelagem dos processos, elaboração e execução de projetos e políticas no âmbito do ensino-aprendizagem de todos os alunos em todas as situações de suas vidas acadêmicas.
Isso tudo ocupa um enorme espaço na organização do trabalho pedagógico o que torna sua presença fundamental na organização das práticas pedagógicas de uma escola, tornando (dessa forma) o pedagogo em um verdadeiro planejador da vida cultural que acontece dentro dos muros da escola e que ecoa para fora desses muros como um autentico contribuidor na formação de cidadãos críticos.
Portanto, pedagogia é uma ciência do ensino tanto na teoria quanto na prática que visa a melhoria do processo. E que abrange toda a vastidão do campo educacional como os processos, os métodos, a problemática, bem como as diretrizes orientadoras de todos os ramos do conhecimento. E, em corroboração com o texto, podemos afirmar que a pedagogia estrutura o meio educativo formando um forte alicerce da sociedade.
E a inda, que a pedagogia oportuniza ao seu profissional e dá subsídios para atuar e diversas áreas do ambiente educacional, comprovando (assim) sua importância.
DE QUE SE OCUPA A PEDAGOGIA?
Por ser ciência, a pedagogia se ocupa do estudo dos fenômenos educacionais visando sempre o desenvolvimento humano através das melhorias dos processos de aprendizagem.
E, condizendo com o texto, é por isso que a pedagogia expressa finalidades sociopolíticas. Assim, o profissional pedagogo não só atua como professor de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental e nas disciplinas específicas do ensino médio, mas também nas áreas de gestão, planejamento, coordenação e orientação educacionais.
O QUE QUER DIZER “TRABALHO PEDAGÓGICO”?
a) compreensão dos vários domínios do conhecimento pedagógico e dos conteúdos disciplinares específicos e respectivas metodologias, numa perspectiva de formação contínua e auto- aperfeiçoamento;
b) implementação de projetos educativos consoantes com a diversidade cultural contemporânea e que contemplem as diversas esferas do social: ética, estética, científica, tecnológica e cultural;
c) mobilização de conhecimentos, capacidades e tecnologias para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas;
d) articulação, no processo educativo de reflexão, dos recursos humanos, metodológicos, técnicos e operativos,
...