A Psicologia Social
Por: Jefferson Jeh • 1/4/2023 • Trabalho acadêmico • 544 Palavras (3 Páginas) • 58 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
GUSTAVO CARUBA DE ABREU RA:748757
JEFFERSON PASSARINI VEQUIATO RA:748775
TRABALHO DE PSICOLOGIA SOCIAL
PROF. EDNILTON JOSE SANTA ROSA
Santo André, -SP
2022
Questão 1. O que gerou a crise na Psicologia social, que contribuiu para que fosse criada a Psicologia Social Crítica da América Latina?
R: A crise se deu em meados da década de 60, quando analises críticas apontavam que a psicologia social não conseguia intervir nem explicar, muito menos prever comportamentos sociais, as pesquisas e experimentos não permitiam a formulação de leis como em outras ciências. Na França a Psicanálise retorna com toda força e sob sua visão e feita outra critica a Psicologia social norte-americana a acusando de ser uma ideologia reprodutora de interesses da classe dominante, o que acaba impedindo a Psicologia social de chegar aos países europeus.
Já na década de 70 , a psicologia social oscila entre as visões norte americanas e europeias ,e assim. não conseguia atender a realidade sul americana, então grupos da Venezuela, Brasil , Peru e Mexico se unem para formar uma nova Psicologia social voltada para trabalhos comunitários , a constatação da tradição biologia da Psicologia e que o mesmo é produto e produtor social, formando assim a Psicologia socio histórica.
Questão 2. Explique as três categorias da psicologia social crítica (Consciência, atividade e identidade)
R: Consciência é refletir sobre a si mesmo, os outros , atividades e ações realizadas, refletir sobre o sentido delas e das consequências geradas pelas ações geradas coletivamente.
Atividade são ações encadeadas com outros indivíduos para a satisfação de uma necessidade comum, para isso é necessário o uso da comunicação e da ação.
Identidade ou Personalidade , segundo Leontiev , ao transformar e ser transformado pelo meio, o individuo cria características próprias que se tornam esperadas por seu grupo no desenvolver das atividades com outros indivíduos.
Questão 3. Explique a relação entre A Psicologia Social Crítica e o Materialismo Histórico
R: O positivismo ao enfrentar a contradição entre objetivo e subjetivo, perdeu o ser humano como produto e produtor da história. A fim de deixar a visão do humano quase robótica foi necessário recuperar o subjetivismo para entendê-lo em sua totalidade histórico-socia. Foi dentro o materialismo histórico e da logica dialética que encontrou conhecimento que atendesse a realidade social e ao cotidiano do indivíduo nas relações sociais.
Questão 4.O que é ideologia? Cite um exemplo
R:Ideologia são visões de mundo que podem ser tanto individual quanto coletivas, essas visões buscam atribuir valores com certo-errado, de bom-mau, de verdadeiro-falto ao Homem, a sociedade, a Realidade e etc. Esse processo torna seus membros alienados a tudo e a todos de fora da ideologia, tornando-os indivíduos orgânicos que apenas reproduzem a ideologia.
Um exemplo é a ideologia nazista, na Alemanha, onde as pessoas com certos atributos eram vistas como superiores as demais.
...