A importância da mobilização e pressão popular para a tomada das decisões políticas
Por: esterbasilio • 5/7/2015 • Dissertação • 260 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
A importância da mobilização e pressão popular para a tomada das decisões políticas.
Problemas sociais não se resolvem apenas em situações individualistas do Parlamento, eles são complexos e demandam soluções coletivas, com a participação do povo. Para serem redigidas leis que atendam a todos, para conseguirmos algo, temos que nos juntar.
Umas das maneiras mais eficientes de despertar as pessoas e promover a sua participação, é a mobilização social; ferramenta que está ao alcance de todos, seja rico, pobre, preto ou branco, temos todo tipo de acesso à comunicação intrapessoal.
Quando ouvimos a palavra manifestação, logo pensamos naqueles episódios públicos cujo ocorre violência, multidões nas ruas, etc. Mas vai além disso, portando faixas e bandeiras, clamando por tomadas que abranjam a povo, a nação, cantando hinos e gritando palavras de ordem, reivindicando nossos direitos, com argumentos que muitas vezes vai de encontro com os ideais do Congresso, mas que com a pressão popular, muitas vezes acabam sendo levados .
Hoje, no Brasil para se resolver um problema social que afeta a todos, somente juntando todas as camadas populares conseguimos chamar atenção. Isso também se diz respeito à política. É fazendo campanhas em redes sociais, compartilhando e explanando nossos pensamentos, juntando-se e chamando outras pessoas para ouvir nossas ideias em relação ao assunto, ao problema que aflige a todos. É esse o conceito que deve ser considerado “mobilização popular”, pois não estamos apenas concordando com tudo que nos é passado, mas procurando nos informar e ficar aptos para que não sejamos vulneráveis a meras palavras de políticos corruptos, e juntos, pois somente juntos conseguirmos algo.
...