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A individualidade do homem moderno era condicionada

Por:   •  10/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

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(A individualidade do homem moderno era condicionada )   usar essa frase Processo civilizador, sociogênese e psicogênese personalidade auto coersão distinção ocidente

(subjetividade não vou falar aqui)

 Esse é o processo civilizador. Um processo onde as estruturas emocionais incorporam controles instituais cada vez maiores e se modificam de acordo com as transformações que acontecem na própria sociedade. É uma análise sociogenética e psicogenética daquilo que ele chama de processo civilizador, o processo de afastamento cada vez maior da “naturalidade”, ou, uma caminhada ao controle dos impulsos infindável.

(PARTE NORBERT ELIAS DO BÁSICO DO PROCESSO CIVILIZADOR) (INCLUIR CITAÇÃO) NÃO APROFUNDAR EM IDENTIDADE SÓ CITAR A PERSONALIDADE PQ FALA MAIS ABAIXO NISSO ( MOSTRAR SE POSSIVEL COMO O COCEITO DE CIVILIZAÇÃO DA INTRINSECO A CUTURA OCIDENTAL DE TAL FORMA QUE MESMO HOJE EM DIA COM TANTAS MUDANÇAS A MORAL E OS BONS COSTUMES CONTINUAM CONSOLIDADOS) TALVEZ SÓ CITAR QUE ISSO É BASE NA CULTURA OCIDENTAL JÁ FIQUE CLARO)

O homem moderno se constitui como um sujeito

autodeterminado, “que procura satisfazer racional,

livre e vigorosamente os interesses que ele mesmo

determinou”. (SLATER, 2002, p. 45).

Posso falar que o sujeito pós moderno não é auto determinado mais ou menos isso

Há uma relação direta entre o Iluminismo, o

Liberalismo e os mercados.

n O conceito de consumidor surge a partir do ideal do

“homem iluminista”, tendo o liberalismo buscado

descobrir a relação entre esse indivíduo e a

sociedade nas instituições de mercado e nas relações

econômicas.

 (melhor falar isso em pós modernidade p explicar a diferença do homem livre hoje)

O PROCESSO CIVILIZADOR A PARTIR DO

SÉCULO XVIII (NORBERT ELIAS)

n OS CÓDIGOS DE DISTINÇÃO E

PERTENCIMENTO (OU NÃO PERTENCIMENTO)

n OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E

SOCIALIZAÇÃO

Me basear mais ou menos nessa ordem

CITAÇÃO

Externamente, a organização

da estrutura social alterou-se rumo à institucionalização de entidades

normatizadoras dos fluxos e das relações sociais. Internamente, a constituição

psicológica dos indivíduos internalizou códigos de conduta e padrões

de comportamento que tornaram possíveis a socialização dos homens e a

ampliação das redes das formações sociais (Elias, 1993, p.236-237)

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