ATPS FAMILIA E SOCIEDADE
Por: Virginia Braga • 15/11/2016 • Trabalho acadêmico • 900 Palavras (4 Páginas) • 336 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Serviço Social
Trabalho de Conclusão de Curso II
VIOLENCIA CONTRA O IDOSO
O papel do Assistente Social nas demandas de violência ao idoso.
Amanda Carolyne Feitosa mendes – 375496
Carla Carina Teixeira – 371617
Jeú Pereira de Azevedo – 388600
Maria Francinélia Teixeira Rodrigues – 371238
Mayana Carvalho Rodrigues – 373447
Mayara Késsia dos Santos Nascimento – 365644
Tutora: Gércia Maria Moura Sousa
Itapipoca, Outubro de 2015
Tema: VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
O papel do Assistente Social nas demandas de violência ao idoso.
JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a violência contra a pessoa idosa está presente em nossa sociedade tornando-se um desafio para o profissional de serviço social. A violência está inserida em nossa sociedade, tomando espaço e atingindo principalmente os segmentos mais vulneráveis e estando a pessoa idosa fazendo parte desta estatística.
Estima-se que atos violentos de negligência e maus-tratos contra os idosos passaram a construir um evento social de maior importância diante do aumento progressivo da representividade desse grupo etário no contexto populacional, a partir do início do século XX.
Os efeitos perversos do fenômeno não são restritos aos idosos, mas a todo o grupo familiar, no qual aparece com extrema visibilidade a subtração de condições mínimas de sobrevivência e sociabilidade, caracterizando o que alguns autores denominam de “rede de violência” (SOUZA,2004; MACHADO,2002, MOYA,2005).
Segundo Ramos (2002), a familiar contra o idoso raramente se apresenta de forma isolada. Na maior parte das situações observa-se a concomitância das várias formas de maus-tratos, pois os velhos são, como as crianças e adolescentes, um grupo muito vulnerável, sobretudo nos casos de múltiplas dependências e incapacidades o que amplia as repercussões negativas do problema.
Muitos idosos vivem sozinhos e raramente deixam suas casas dificultando a identificação de violências e suas consequências. Para piorar a situação, os profissionais de Assistência Social não estão familiarizados com o problema e raramente o identificam.
PROBLEMA
A escolha do tema justifica-se pelo fato de se acreditar que a atuação do assistente social é potencialmente diferenciada, à medida que atua na totalidade do indivíduo, através da garantia dos direitos sociais. No entanto, observa-se que neste contexto, há impasses na atuação do assistente social, considerando que existem falhas no fluxo de atendimento que dificultam o encaminhamento do caso para o assistente social. Desta forma, foi realizado um estudo qualitativo com os profissionais para se investigar as dificuldades de implementação do devido fluxo de atendimento e qual a visão destes profissionais sobre a atuação do assistente social.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL: Estudar sore qual o papel do Assistente Social mediante as vidências contra os idosos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Caracterizar os idosos com suposta condição de violência segundo os tipos de violências relacionada ao idoso.
- Comparar os idosos sem indicativo de violência, a fim de estabelecer possíveis determinantes para violência.
METODOLOGIA
De acordo com Gildo (2005) a metodologia quer dizer o estudo do caminho e método científico e método científico designa a estrutura da parte do processo do conhecimento em que são elaboradas e testadas hipóteses que dizem respeito as ciências.
A pesquisa direta de campo, descritiva, de natureza qualitativa aqui abordada envolve a violência contra a pessoa idosa, e para tal foi aplicado questionários, além de entrevistas para consolidação dos objetivos que envolve a área do curso, ou seja, ciências sociais aplicada.
Tipo de Pesquisa
O CREAS Centro de Referência Especializado da Assistência Social é um campo de grande diversidade para uma investigação quantitativa e qualitativa, pois há uma grande procura por parte da população idosa por este serviço, quando uma intensa relação entre os profissionais que acompanham os usuários. Esta interação permite diferentes percepções e conclusões a respeito dos aspectos que estão sendo submetidos à avaliação.
Sendo assim a pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, exploratória e transversal para a exploração do estudo. Além da pesquisa bibliográfica consultada em livros, leis, artigos científicos etc.
...