Agenda 21
Por: marcinhoas • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 828 Palavras (4 Páginas) • 165 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Atividade de Autodesenvolvimento
ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 1]
2014
INTRODUÇÃO
Para criar uma agenda 21 temos que observar o quanto nós seres humanos estamos destruindo o meio ambiente. O desenvolvimento o tão chamado progresso que é o crescimento das cidades, das indústrias e os veículos que usamos estão causando benefícios para nós e destruindo e poluindo o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. É importante que haja a viabilidade econômica nas ações voltadas para a produção de bens e serviços, porém estes não devem comprometer o futuro das próximas gerações. Aqui no nosso país, assim como nos outros países emergentes, a questão do desenvolvimento sustentável tem caminhado de forma lenta. Embora haja um despertar da consciência ambiental no país, muitas empresas ainda buscam somente o lucro, deixando de lado as questões ambientais e sociais. Ainda é grande no Brasil o desmatamento de florestas e uso de combustíveis fósseis. Embora a reciclagem do lixo tenha aumentado nos últimos anos, ainda é muito comum a existência de lixões ao ar livre. A poluição do ar, de rios e solo ainda são problemas ambientais comuns em nosso país.
DESENVOLVIMENTO
Ao elaborar agenda 21 pensei um pouco também no desenvolvimento sustentável que é um desenvolvimento baseado em atitudes a serem tomadas, agora no presente, que tragam benefícios, mas que não nos afete de forma negativa o futuro, ao contrário. Se sustentar com seus próprios recursos sem agredir tanto o meio ambiente.
Isto pode ser entendido como um processo em que, as restrições mais relevantes estão relacionadas com a exploração dos recursos, a orientação do desenvolvimento tecnológico. A maioria dos recursos naturais é finita, não se valorizava o fato até quando alguns desses recursos começaram a se esgotar e a interferir nos processos de uso dos mesmos.
As graves mudanças climáticas e fornecimento de água devido à falta de chuva devem ser mudados ou a vida da forma que conhecemos deixará de existir. Para que isto ocorra, devem ser pensadas e colocadas em práticas ideias elaboradas a respeito. No caso do meio ambiente, por exemplo, deve-se cuidar das nascentes que fornecem água à população, além de procurar utilizar água racionalmente, evitar piorar o que já está em situação crítica, assim como educar-se com relação a poluir o meio em que se vive.
O mais importante é que o cidadão comum se conscientize, de que as atitudes tomadas agora gerarão impactos no ambiente em que ele vive.
Pequenas ações são fundamentais para tentar amenizar a situação crítica em que vivemos e os recursos naturais que conhecemos não se acabe Das pequenas ações é que são geradas as grandes, abaixo estão algumas delas que todos nos devemos tomar.
1. Andar de transporte público, como por exemplo, o trólebus.
2. Tempo de banho reduzido;
3. Separar o lixo, para coleta, reciclado do orgânico.
...