Alimentos adequados para um estudante
Por: bandje • 30/6/2018 • Relatório de pesquisa • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 122 Visualizações
ÍNDICE
Introdução
Alimentos adequados para um estudante
Alimentos ricos em cálcio
Alimentos ricos em ferro
Alimentos ricos em sódio
Conclusão
Referencias bibliográficas
Relação nominal
INTRODUÇÃO
Quando se trata de estudar, não é apenas importante ter e seguir um plano de estudo, usar recursos de estudo criados em preparação para os exames mais também ter um estilo de vida saudável não só pela pratica de exercícios físicos mas também com alimentos sendo eles a fonte de toda substância utilizada pelos seres vivos como fonte de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução.
ALIMENTOS ADEQUADOS PARA UM ESTUDANTE
Os alimentos adequados para um estudante são muitos mais podemos citar alguns tais como: peixe, Ovos, Alface, frutas vermelhas, Maçã, Chocolate Puro, O azeite de oliva e a Água.
O peixe é um alimento rico em ômega 3. Essa vitamina faz bem à concentração e à memória, melhorando o desempenho cognitivo entre a atividade cerebral e a comunicação entre as células do cérebro. O consumo de peixe melhora a circulação cerebral e diminui as chances de demência ao envelhecer e os peixes como o salmão e as sardinhas são muito essenciais para o cérebro.
Ovos Fonte de colina, ela estimula a formação dos neurônios e repara as células cerebrais, isso se dá por uma vitamina denominada colina presente principalmente na gema do ovo, melhorando o aprendizado e estimulando a memória. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Outros alimentos com alto conteúdo colina são brócolos e couve.
O alface, nele recomenda-se comer as folhas, os talos e o coração, por que contem altas doses de lactucina, que é uma substância que age como calmante.
O Arroz e outros cereais e legumes na sua composição contêm a glucose, é um dos principais combustíveis para o funcionamento adequado do cérebro é a glicose. Portanto, os alimentos mais importantes para fornecer energia são os ricos em carboidratos, o arroz, que é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, contribuindo para a formação de glóbulos vermelhos e estimulam a regeneração celular.
Os cereais integrais e frutos secos contêm vitamina B, fundamental para as funções do cérebro. Outros alimentos como os frutos secos também contem esta vitamina. Nozes, amêndoas e avelãs são muito boas para o cérebro. Ajudam com a libertação de serotonina, um neurotransmissor que atua positivamente sobre o humor. Alem disso também mantêm as artérias cerebrais saudáveis.
As frutas vermelhas como as cerejas e os morangos possuem flavonoides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória. Isto é devido a sua capacidade de proteger os neurónios e para reverter deficiências da memória.
A Maçã, certamente já ouviste falar o velho ditado inglês – uma maçã por dia mantêm o médico longe!. Isso quer dizer que as maças são/é uma das principais fontes de fisetina, que é um composto que contribui para o amadurecimento das células nervosas e funciona como estimulante para os mecanismos cerebrais.
O chocolate contém vários estimulantes naturais e a vitamina teobromina, que ajudam na concentração e incentivam a produção de endorfinas, promovendo o bom humor. Recomenda-se o chocolate preto é o mais saudável entre os outros.
O azeite de oliva fortalece a memória. É rico em ácidos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas. Outras fontes são o óleo de canoula e a linhaça.
Água Todos sabemos da grande importância da hidratação. Sintomas como dores de cabeça, fraqueza, náuseas, cãibras e dificuldades para focar visualmente podem desaparecer na hora dos estudos se o corpo estiver bem hidratado o facto de Beber água pode ajudar o cérebro a melhorar nas atividades cerebrais.
ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO
Alimentos ricos em cálcio de origem animal
Leite desnatado;
Iogurte integral;
Leite integral;
Queijo.
ALIMENTOS RICOS EM FERRO
Carne vermelha;
Vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve;
Leguminosas, como grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão;
Cereais integrais, como aveia e quinoa;
Castanha de caju;
Sementes de gergelim e abóbora;
Melaço da cana;
Açúcar mascavo;
Coentro;
Uva passa e damasco secos.
ALIMENTOS RICOS EM SÓDIO
A maioria dos alimentos contêm naturalmente sódio na sua composição, que é importante para manter o bom funcionamento do coração e dos músculos.
No entanto, são os alimentos industrializados, como os salgadinhos ou o fast food, aqueles que têm maior quantidade de sal aumenta muitos problemas à saúde, podendo levar a pressão alta ou problemas cardíacos.
Os principais alimentos ricos em sal são os alimentos industrializados e, incluem:
Alimentos industrializados ricos em sódio.
Alimentos orgânicos ricos em sódio.
Alimentos
...