Assistencia Social
Por: Paulinha Amaral Costa Teixeira • 17/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.060 Palavras (9 Páginas) • 332 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
"Pensamento acerca da violência contra crianças e
Adolescentes no bairro Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Manhuaçu- mg"
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Parana- Unopar, a ser utilizado como diretrizes para a manufatura do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Manhuaçu
MAIO -2016
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
Fábia Machado Lacerda
"Pensamentos acerca da violência contra crianças e
Adolescentes no bairro Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Manhuaçu- mg"
Unopar
Manhuaçu
2016
SUMÁRIO
I- Introdução...................................................................................................... 4
II- Delimitação e Formulação do Problema.................................................... 5
III- Formulação dos objetivos Geral e Especifico......................................... 5
IV- Justificativa.................................................................................................. 6
V- Metodologia................................................................................................. 6
VI- Revisão Bibliografica.................................................................................. 7
VII- Cronograma da Pesquisa........................................................................ 10
VIII- Orçamento............................................................................................... 10
VIIII- Resultados Esperados........................................................................... 10
X- Referências................................................................................................. 11
- Introdução:
A proposta da pesquisa afirma-se na constatação de que mesmo amparados pelo Estatuto da Criança e Adolescente, meninos e meninas são cotidianamente submetidos às mais diversas manifestações de violência (física, psíquica e emocional), o que evidencia a existência de diversas lacunas em relação à efetivação de seus direitos.
Diante de tal realidade e dentro da nova proposta de atenção a crianças e adolescentes, afirma-se a necessidade de criar estratégias de enfrentamento do fenômeno a partir da consideração de suas particularidades na realidade local, que é possível através da formação de redes sociais, as quais se mostram como “[...] alternativa necessária de enfrentamento das manifestações da exclusão social” (BOURGUIGNON, 2007, p.246).
A rede representa a agregação de várias instituições em torno de um interesse comum. Ela deve ser pensada em sintonia com a realidade local, com a cultura de organização social, com a sociedade civil organizada (ativa e participativa).
- Delimitação e Formulação do Problema
O Projeto de Pesquisa “Pensamento acerca da violência contra crianças e adolescentes no Bairro Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Manhuaçu- MG” tem por objetivo reconhecer a problemática da violência contra crianças e adolescentes, bem como a rede de atendimento a esta população no referido Bairro. Para tanto, pauta-se na proposta de pesquisa qualitativa, buscando coletar dados através da revisão bibliográfica e do estudo documental. Os dados coletados, serão posteriormente analisados e devolvidos à comunidade.
- Objetivos Geral
Reconhecer a problemática da violência contra crianças e adolescentes, bem como a rede de atendimento a esta população.
Objetivos específicos
- Construir o histórico do Bairro do Nossa Senhora Aparecida, considerando suas características gerais, características demográficas, condições de moradia e vida de sua população;
- Levantar dados oficiais sobre a situação da infância e adolescência no Bairro através das diversas instituições governamentais e não governamentais;
- Diagnosticar, através dos espaços de atenção a crianças e adolescentes, as configurações da violência, suas causas e conseqüências;
- Traçar a rede de atendimento à criança, ao adolescente e suas famílias presente no Bairro;
- Proporcionar espaços de discussão e reflexão para os acadêmicos, e, assim, a construção de conhecimentos.
- Justificativa
A interferência na realidade da violência contra crianças e adolescente deve se dar, entre outros universos, a partir da participação da comunidade local. Isto porque, estes sujeitos tornam-se protagonistas na transformação da realidade social, tendo em vista a capacidade dos próprios sujeitos de modificar sua realidade.
Para tanto, torna-se necessário, primeiramente, reconhecer este problema. Nessa perspectiva, compreender a problemática da violência contra a criança e ao adolescente, em suas diferentes manifestações, bem como, os possíveis suportes para a intervenção nesta realidade (a constituição da rede de atendimento) contribuirá para a construção de uma cultura de valorização da infância e da adolescência.
Vale ressaltar que entendo o conhecimento como construção histórica e social e que a relevância da teoria se dá a partir da sua validação em contato com a prática; a pesquisa, neste sentido, revela-se como espaço privilegiado de diálogo com a sociedade e configurador da práxis.
De forma geral, acreditamos que assim como a violência é construída socialmente, ela pode ser também “desconstruída”. Essa desconstrução torna-se possível através de estudos que ampliem o conhecimento sobre a problemática e sobre o trabalho em rede. Esse é o desafio proposto nesse projeto de pesquisa.
- METODOLOGIA
A metodologia proposta pela pesquisa perpassa as perspectivas de conhecer, refletir e re-significar a realidade da violência. Assim, a pesquisa embasa-se no método dialético, compreendendo a realidade numa perspectiva ampla, permeada por múltiplos e complexos determinantes e por contradições; entendendo-a em sua capacidade de mudança e transformação permanente, onde os valores histórico culturais, político-sociais e econômicos interagem continuamente.
...