FUNDAMENTOS
Por: 0165238 • 29/4/2015 • Dissertação • 385 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
Nome: Turma:
Curso: Professor:
A formação do Capitalismo Nacional
O capitalismo nacional surgiu na década de 30, redefinindo laços com grandes potências da época, entre elas EUA e Inglaterra. Trouxe para o Brasil, através de suas fases, boas e ruins, um forte processo de industrialização, desenvolvimento da economia nacional e de processos sociais, como o de urbanização. Criou também, através das diferenças monetárias, classes e grupos sociais e a politização dos mesmos.
A Evolução, lógica e dinâmica do Capitalismo
Quando falamos em ‘’Capitalismo’’, ligamos diretamente essa palavra ao dinheiro, riqueza. Porém, nos dias atuais, o conceito desta palavra está ligado à variedade de produtos propagandeados através dos meios de comunicação e espaços sociais. Uma de suas principais características é transformar tudo que temos, e até mesmo o que sentimos, em mercadorias.
Outra característica que destaca o capitalismo atual é a competitividade, seja ela através das empresas com suas propagandas instigantes, que envolvem mulheres semi-nuas ou imagens emocionantes, ou através dos consumidores, competindo sobre quem se veste melhor, qual tipo de música vende para certa classe social, etc.
Estes fatos fazem com que o mercado busque cada vez mais inovações, desde a matéria prima até o produto final, fazendo com que o capital se torne mais rotativo.
Após a revolução industrial, a história nos mostra que países foram aderindo ao capitalismo um a um, formando um eixo que gira em torno do desenvolvimento das forças produtivas e da expansão do capitalismo industrial. Este, é impulsionado cada vez mais pela criação de produtos novos e produzindo mais, gerando mão de obra no mercado de trabalho e reforçando, o grande e inevitável, poder do capitalismo moderno.
...