Família e trabalho na reestruturação produtiva: ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida.
Por: anacharlenep • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.455 Palavras (10 Páginas) • 100 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
AMANDA CRISTINA ROCHA SOTERO
DANIELLE MOREIRA GOMES
IVANEIDE SOARES DA SILVA
ISRAELA PAIXÃO BARBOSA DA SILVA
LIONETE DOS SANTOS FARIAS
PAULO FERREIRA DOS SANTOS
MIDIAN DA SILVA PEREIRA
Produção textual interdisciplinar em grupo:
O processo Migratório e suas influências na construção do valor do trabalho, remuneração e renda
[pic 3]
Castanhal - PA
2014[pic 4][pic 5]
AMANDA CRISTINA ROCHA SOTERO
DANIELLE MOREIRA GOMES
IVANEIDE SOARES DA SILVA
ISRAELA PAIXÃO BARBOSA DA SILVA
LIONETE DOS SANTOS FARIAS
PAULO FERREIRA DOS SANTOS
MIDIAN DA SILVA PEREIRA
Produção textual interdisciplinar em grupo:
O processo Migratório e suas influências na construção do valor do trabalho, remuneração e renda[pic 6]
Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da UNOPAR para as disciplinas de Fundamentos Históricos, Teóricos e metodológicos do Serviço Social, Sociologia, Ciências Políticas e Filosofia.
Professores: Sérgio de Goes Barbosa, Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi, Wilson Sanches.
Tutor Eletrônico: Andreia Cristina Belinosvski, Janer Roberta Peiz Ferreira,
Tutor de sala: Abimael Coelhos dos Santos
Castanhal-PA
2014[pic 7][pic 8][pic 9]
SUMÁRIO
1- Introdução........................................................................................................4
- O processo Migratório na globalização..........................................................5
3- Principais fatores que influenciam o fluxo migratório......................................7
4- Para onde vão migrantes e suas perspectivas ...............................................8
- Posicionamento que o estado deveria ter diante o processo migratório.......9
- Considerações Finais....................................................................................11
7- Referências Bibliográficas.............................................................................12
[pic 10][pic 11]
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem levantar questões acerca do processo Migratório e suas influências na construção do valor do trabalho, demonstrando o quanto o os fluxos migratórios são reflexos de uma falta de uma estrutura no cenário econômico.
Os fluxos migratórios influenciam na construção de identidade e na economia dos lugares que recebem ou receberam historicamente os migrantes, é relevante ressaltar que o processo migratório criou a humanidade, pois desde os primórdios se deslocavam para buscar melhores condições de vida e foram povoando aos poucos, criando diferentes contextos com raças, etnias, cultura, economia.
Por isso se torna necessário delinear qual é o perfil migratório deste século fazendo um paralelo com o contexto histórico dos migrantes no passado e que influências desta sociedade globalizada eles recebem para tomar a posição de migrar. Sendo que serão pontuados quais são as regiões que mais recebem os migrantes no que se refere às perspectivas ao trabalho, renda e salário dessas localidades.
O fluxo migratório trás consigo um reflexo da realidade econômica que enfrenta cada região do país e do mundo, evidencia que o estado não se posiciona em relação a esta realidade, pois a ação de migrar cada vez mais cresce estaticamente.
- O PROCESSO MIGRATÓRIO NA GLOBALIZAÇÃO
O ato de migrar perpassa pelo viés de mudança, quem migra busca algo novo, melhorias de vida e melhores condições e remuneração de trabalho, as transformações que a globalização trouxe fez com que os indivíduos que nela se enquadram busquem cada vez mais mudar, se locomover, se transformar e evoluir.
É de suma importância que se pontue que o processo de migração se entrelaça com o processo de evolução da humanidade, pois os fluxos migratórios foram os principais responsáveis pela criação de países, das regiões e cidades. As grandes navegações transparecem como o processo migratório teve influência na criação de países e na mistura de raças e culturas diversas.
Apesar de se passar décadas o que se pode pontuar e que uns dos motivos pelos quais os que migraram há séculos atrás, hoje migram pelo mesmo motivo, que é a busca de melhorias de vida, na procura por um trabalho adequado a sua profissão ou a necessidade de uma renda que se enquadre no seu perfil de vida. Porém é válido ressaltar que o perfil dos migrantes do passando se difere do perfil do migrante de hoje, o que se torna trivial é a questão econômica.
Constata-se que o processo migratório esta relacionado ao trabalho, tendo influência direta com a economia, confirmando que a divisão social do trabalho causou um desequilíbrio, pois se os indivíduos migram de sua região para outra é pelo fato de que a um desequilíbrio econômico na sua localidade e lhe faltam oportunidades.
Não podemos falar em atualidade sem falar em globalização, vivemos em um mundo globalizado, onde tudo se locomove, interliga-se com facilidade, não há fronteiras e barreiras no mundo, a liberdade de ir e vim cresceu e esse cenário reforçou os fluxos migratórios nacionais e internacionais.
Nesse sentido o fluxo de mercadorias também merece uma atenção, pois está diretamente ligado com o processo de migrantes, o fluxo de mercadorias dinamiza a economia das localidades trazendo pontos positivos e negativos.
...