Metodologias Qualitativas na Sociologia: A entrevista
Por: lara_reis • 8/5/2018 • Resenha • 639 Palavras (3 Páginas) • 825 Visualizações
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Aluna: Lara Carvalho Reis
Matrícula: 201602525-3
Disciplina: Metodologia da Ciência
Turma: T02
Resumo: Metodologias Qualitativas na Sociologia
Capitulo VIII – A Entrevista
Segundo Haguette (2001), a entrevista é um processo de interação social entre duas pessoas, no qual é necessário um roteiro organizado em tópicos para a obtenção das informações. Teresa divide o processo de interação em quatro elementos, “São eles: a) o entrevistador; b) o entrevistado; c) a situação da entrevista; d) o instrumento de captação de dados, ou roteiro de entrevista” (HAGUETTE, 2001, p.86).
Estes elementos para o processo da entrevista estão entrelaçados, nenhum dos elementos “faz sentido” separado da totalidade. A principal busca da entrevista é a objetividade, ou seja, é importante em uma entrevista que exista um dialogo feito entre “iguais” , para que o pesquisador não insira no discurso do entrevistado elementos do seu próprio discurso.
Teresa Haguette defende a ideia que em uma entrevista, a fonte de viés se localiza em fatores externos ao observador, como o roteiro e o informante ou entrevistado. Em relação às fontes oriundos do informante, é necessário diferenciar as informações de caráter subjetivo do caráter objetivo.
[...] é preciso distinguir entre informações de caráter subjetivo e aquelas de caráter objetivo emitidas por ele ao longo de uma entrevista. Ambas são igualmente importantes para o pesquisado [...] ou seja, temos que reconhecer que estamos recebendo meramente o retrato que o informante tem de seu mundo, cabendo a nós, pesquisadores, avaliar o grau de correspondência de suas afirmações com a “realidade objetiva”, ou factual [...] (HAGUETTE, 2001, p.88)
O pesquisador deve levar em conta o estado emocional do informante, suas atitudes, opiniões e valores. Mesmo se houver demonstração de afirmações conflitantes, o pesquisador deve validar depoimento, em vista que as informações podem levar a novas descobertas.
Segundo Teresa (2001), o pesquisador deve se prevenir contra determinados fatores que podem influenciar uma entrevista, deve-se lembrar que o informante está transmitindo sentimentos relacionados com o passado.
[...] Os aspectos que podem interferir na qualidade dos dados por parte do informante podem ser relacionados com: a) motivos ulteriores, ou seja, quando ele pensa que suas respostas podem influenciar positivamente sua situação futura [...] b) quebra de espontaneidade, como a presença de outras pessoas por ocasião da entrevista [...] c) desejo de agradar o pesquisador, especialmente quando ele percebe suas orientações ou posicionamento; d) fatores idiossincráticos tais como fatos ocorridos no intervalo entre as entrevistas que eventualmente alteram a atitude do entrevistado com relação ao fenômeno observado. Por outro lado, faz-se necessário considerar que o informante é também um observador [...] e) conhecimento sobre o assunto da entrevista, habilidade de relatar os eventos, que pode estar relacionada tanto à capacidade de lembrar (memória) os fatos passados, como à fluência ou facilidade de expressão [...] (HAGUETTE, 2001, p.89)
...