Movimento Passe Livre
Por: berembm • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 852 Palavras (4 Páginas) • 723 Visualizações
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
SOCIOLOGIA E POLÍTICA
MOVIMENTO PASSE LIVRE
Porto Alegre
2014
Introdução
O ano de 2013 se marcou por protestos populares por todo o país, com causa principal o aumento nas tarifas de transporte público. Outros temas também foram levados a tona, como a copa, a corrupção, a saúde etc. Conhecidas como Manifestações dos 20 centavos, Manifestações de Junho e/ou Jornadas de junho, ocorrem nas maiores cidades brasileiras. Desde a mobilização para o impeachment do presidente Fernado Collor de Mello em 1992, o Brasil não havia tido manifestações tão grandes;
MPL - MOVIMENTO PASSE LIVRE
O Movimento Passe Livre (MPL) é um movimento social brasileiro autônomo, não dependem de organizações externas como partidos e/ou entidades estudantis; Apartidário porém não antipartidário, defendem a prática que existe politica além do voto; Horizontal, não existe hierarquia e nem uma direção centralizada, onde poucos decidem por muitos e independente. Defende a adoção da tarifa zero para o transporte coletivo.
O movimento foi fundado em uma plenária no Fórum Social Mundial em 2005, evento mundial organizado por movimentos sociais de muitos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global, na cidade de Porto Alegre. Ganhou ênfase ao participar da organização dos protestos em São Paulo em 2013 que tiveram uma alta repercussão na mídia brasileira. A disposição da MPL é de Frente Única, mas com os setores de reconhecimento dispostos à luta pela Tarifa Zero dentro de suas perspectivas estratégicas. Os documentos assinados pelo Movimento devem conter o nome Movimento Passe Livre, evitando, assim, as disputas de projeção de partidos, entidades e organizações. A via parlamentar não deve ser o sustentáculo do MPL, ao contrário, a força deve vir das ruas e os princípios constitutivos do MPL são definidos somente pelo método do consenso.
Para que surgiu o MPL
Hoje no Brasil, 35% da população que vive nas cidades não tem dinheiro suficiente para pagar as tarifas dos transportes coletivos regularmente, assim com o aumento das passagens, muitas pessoas acabam se abstendo de pontos essenciais para a formação de um indivíduo, deixando, por exemplo, de ir a uma escola. Cada vez mais que a tarifa aumenta, aumenta tambem a exclusão de parte da sociedade. O movimento traz a ideia de que o transporte é um direito do cidadão , e que o mesmo não deveria ser privado.
A revolta popular que originou os princípios e a idéia do Movimento Passe Livre aconteceu em Salvador, capital da Bahia. Em 2003, milhares de jovens, estudantes e trabalhadores fecharam as vias públicas, protestando contra o aumento da tarifa. Durante 10 dias, a cidade ficou paralisada. O evento foi tão significativo que se tornou um documentário, chamado “A Revolta do Buzu”, de Carlos Pronzato. No ano seguinte, 2004, ocorreu a Revolta das Catracas na cidade de Florianópolis, organizada por um grupo de estudantes não queriam a mesma proposta das organizacões estudantis oficiais, se espelhando então nos acontecimentos de Salvador, pedindo a mesma coisa, diminuição das tarifas. Foi então que em 2005, com as experiencias de Florianopolis e Salvador, foi feita uma plenária no quinto Forum Social Mundial para que diversas pessoas dessem suas opniões e experiencias com o movimentos. Assim, ali nasceu, oficialmente, o Movimento Passe Livre, que hoje está presente em todas as regiões do país, nas principais cidades.
...