O Pierre Bourdieu
Por: emillyfdm • 22/7/2019 • Resenha • 3.214 Palavras (13 Páginas) • 118 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS ITAPORANGA
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
ESTUDO DIRIGIDO
ARGILAS E MATERIAIS CERÂMICOS
Adriele Ferreira Campos
Emilly Ferreira de Medeiros
José Lucas Teixeira
Juliana Rodrigues da Silva
Maria Aparecida Berto Bezerra
ITAPORANGA
2018
INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS ITAPORANGA
INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS ITAPORANGA
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
ESTUDO DIRIGIDO
ARGILAS E MATERIAIS CERÂMICOS
Adriele Ferreira Campos
Emilly Ferreira de Medeiros
José Lucas Teixeira de Araújo Silva
Juliana Rodrigues da Silva
Maria Aparecida Berto Bezerra
[pic 1]
ITAPORANGA
2018
INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS ITAPORANGA
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………..4
- HISTÓRICO………………………………………………………………………………..5
- DEFINIÇÕES………………………………………………………………………………7
- ARGILA……………………………………………………………………………………..
- PROPRIEDADES DOS MATERIAIS CERÂMICOS
- CONSTITUINTES DOS MATERIAIS CERÂMICOS/ARGILAS
- FATORES QUE DESAGREGAM OS MATERIAIS CERÂMICOS
- PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DOS MATERIAIS CERÂMICOS
- CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS CERÂMICOS
- CONCLUSÃO SIMPLES
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O presente estudo, tem como principal objetivo conceituar, definir e caracterizar os materiais cerâmicos, em si. Dentro destes estão presentes também as argilas que, ao longo do trabalho será discorrido sobre tal. Será observado também, as aplicações desses determinados materiais na construção civil, bem como, sua importância para a área. Os materiais cerâmicos, compreendem-se por matérias inorgânicas não metálicas provenientes da artificialidade, geralmente derivado da argila, uma substância terrosa, advinda de rochas feldspáticas. Materiais, originalmente, procedentes da natureza, porém, modificados artificialmente pelo homem, com o propósito de simplificá-los e embelezá-los, para se obter uma funcionalidade e estética de possível aplicação, e, assim, usufruir deles, nas diversas áreas, como por exemplo, na construção civil. Também será discorrido sobre sua originalidade, que apesar dos estudos realizados, subtende-se que não há uma data concretizada que possa expressar ou idealizar sua primeira aplicação, e, de que forma foram utilizados, inicialmente.
HISTÓRICO
Não há uma datação certa e concretizada para o surgimento dos materiais cerâmicos, que como se sabe, se derivam da argila. A argila é um material originário da natureza, é uma substância terrosa, e possuí uma granulação fina. A partir de estudos de escavações arqueológicas, deduziu-se que os materiais cerâmicos foram inicialmente utilizados por povos antigos, são exemplos os caldeus e chineses, ao final do paleolítico com estatuetas de barro cozido, entretanto, não era tão utilizado, pois, esses materiais, na antiguidade, tinha um custo muito alto, impossibilitando a acessibilidade de outras pessoas senão a elite. Já ao final do período Neolítico, esses materiais tomam um valor maior, os povos daquela época começam a utilizá-lo, não somente em aplicações mais robustas e rústicas, como as estatuetas, mas também, a utilizá-lo para as atividades artísticas, na produção de vasos cerâmicos.
[pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
É importante frisar também que, os materiais cerâmicos do período neolítico, não serviram apenas na produção de vasos e estatuetas, mas também, eram utilizados na hora de produzir artefatos e esculturas de metal. Os materiais cerâmicos eram utilizados como modeladores, bases, fôrmas e moldes na produção de coisas mais precisas e que se tivesse uma estética mais aplicada.
As primeiras cerâmicas só começaram a serem aplicadas, de fato, na construção civil, por volta de 7000 a 6000 a.C., quando as populações deram início a sedentarização. Com isso, houve um grande avanço no campo da construção civil. As primeiras cerâmicas datadas, eram ásperas, grossas e bastante porosas, com o passar dos anos as técnicas foram se aperfeiçoando, e a cerâmica foi se moldando até possuir os aspectos de hoje em dia. As cerâmicas eram decoradas (na antiguidade), com pigmentos de origem mineral, ou com pequenas incisões grafadas com unhas ossos e paus. Por volta de 1500 a 500 a.C., os gregos, excelentes ceramistas, produzem pratos, taças e ânforas em Atenas e Samos, usando argilas vermelhas e com elas fazem peças com fundo negro ou azul e pinturas vermelhas. E então, achados históricos da mesma época, datam que, ao sul da china foram desenvolvidas as primeiras cerâmicas vitrificadas de reduzida porosidade. E em então, anos depois, surge a porcelana, entre os séculos VI e VII, em tempos emotos ao norte da China, apesar de não existir uma data precisa, acredita-se que um forno de cerâmica ultrapassou a temperatura habitual, resultando em um elemento que surpreendeu por sua dureza, translucidez, pureza e cor branca.
[pic 6][pic 7]
DEFINIÇÕES
Entende-se por material cerâmico todo e qualquer material inorgânico, não metálico geralmente com coloração avermelhado, empregados na construção civil obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas. O setor cerâmico é amplo e heterogêneo o que induz a dividi-lo em subsetores ou segmentos em função de diversos fatores como matérias-primas, propriedades e áreas de utilização. Normalmente advindos da argila, modificados artificialmente, para melhor resultado e aplicação.
...