O trabalho na Sociedade Contemporânea: Sociologia
Por: luandersom • 14/3/2016 • Ensaio • 507 Palavras (3 Páginas) • 16.701 Visualizações
Trabalho
De
Sociologia
Na sociedade ocidental muitos trabalhadores tiveram que se especializar ou perderam o emprego por causa da nova tecnologia que exigem dos trabalhadores mais qualificação em sua profissão, e os que não tem qualificação suficiente para trabalhar em uma empresa é substituído por maquinas e ai eles podem ficar desempregados ou podem perder a sua valorização no mercado.
Nos últimos anos com o processo de tecnologia tem facilitado para muitas empresas pois os serviços podem ser feitos com mais qualidade e em muito pouco tempo de produção. Nos últimos tempos também os trabalhadores tem mais facilidade de exercer suas profissão utilizando meios tecnológicos, mais mas também o números de serviços cresce tento que o trabalhador tem o dever de viver apenas para o trabalho.
Há alguns anos trabalhadores de serviços pesados se arriscavam muito, colocavam sua vida em jogo, mas hoje com a tecnologia tudo isso mudou pois o trabalho que o homem fazia pode ser substituído por maquinas.
O trabalho é central na vida em sociedade contemporânea
O trabalho é um dos principais fatores estruturantes das relações sociais, e compartilha essa condição com outras dimensões da vida, como o consumo e o lazer.
Antigamente o trabalho era somente visto como uma garantia subsistência, ou seja, como um meio de garantir sua sobrevivência .
Já na atualidade o trabalho e visto como fonte de lazer, e poder. Com a com a diminuição do numero de trabalhadores formais, há um grande numero de pessoas trabalhando por conta própria, e fica sem garantia de seus direitos. Pensadores marxistas acreditam que esse tipo de trabalho é ainda mais explorador , e só geram mais-valia ao capitalismo.
Ainda cabe citar o auto numero de desemprego estrutural que dura meses. Diante dessa situação o trabalhador não ver outro caminho a não ser buscar informalidade.
Trabalhador: a chave dos sistemas flexíveis de produção
A forma como o trabalho esta atualmente é resultado de um processo de mutações que tem por exigências empresas mais flexíveis. Por isso as empresas se reestruturam e o `` modelo ´´ mais difundido da estruturação produtiva, é a produção flexível, tida como um processo produtivo eficiente para a recuperação dos níveis de acumulação e exigências do mercado.
Este modelo permitiu o capital gerenciar a força de trabalho de maneira mais flexível , o que ocasionou um certo grau de intensificação aos trabalhadores que fazem parte desse sistema. A decisão deste ´´ modelo´´ levantou grandes debates sobre o quanto esta técnica romperia significativamente com uma tarefa insalubre e paralisada.
A tendência de flexibilizar a produção, o trabalho e os produtos passam por todas as esferas da sociedade e a própria vida dos indivíduos , do mercado de trabalho aos padrões de consumo.
Os trabalhadores flexíveis tem menor remuneração e os empresários se desobrigam de alguns cargos sociais, contratando-os sem proteção e nem garantia de estabilidade no cargo ou assistência social.
O presente artigo apresenta para o fato de que o processo de produção flexível, traz consigo profundas e, quase sempre inesperadas mudanças no universo do trabalho , podendo afetar ainda de maneira significativa a saúde dos trabalhadores.
...