PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO
Por: tiagomariusso • 6/4/2020 • Dissertação • 500 Palavras (2 Páginas) • 426 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE:VAE)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO
Tiago Mariusso de Miranda RA 1534485
São José do Rio Preto - SP
2019
Plano de Aula
- Identificação
Nível de Ensino/ Turma: Ensino Médio - 3ª série
Disciplina: Sociologia
Tema da aula: Cultura e Alteridade
Tempo de duração da aula: 50 minutos
- Conteúdo
Classificar as estruturas básicas de reconhecimento e entendimento entre as características que englobam a definição de Cultura no singular, que sintetiza as características universais dos seres humanos; e cultura no plural, que diz respeito às particularidades de cada um desses grupos.
- Objetivos
A proposta para se trabalhar essa questão em sala de aula parte, inicialmente, da observação dos próprios estudantes como grupos humanos que são plurais, na medida em que guardam suas particularidades; e singulares, uma vez que sintetizam o que há de universal nos seres humanos. A partir desse conceito, a aula inaugural do tema será acerca da constatação dos diversos significativos da palavra cultura.
- Classificar os vários significados do termo cultura, fazendo com que o aluno enriqueça seu vocabulário na medida em que outras áreas do conhecimento são apresentadas a partir de cada definição.
- Selecionar o conceito central acerca do assunto tratado, no caso, a alteridade.
- Debater sobre o tema com os alunos em sala e formatar o cerne da questão proposta.
- Recursos
Sendo uma aula de abertura do tema proposto, os recursos utilizados são à priori uma sala com mesas e cadeiras, lousa e giz ou material similar.
- Etapas da Aula
a)- Introdução ao tema
Segundo Neusa Maria Mendes de Gusmão, educar, antes de mais nada, envolve interesses, dominação, exploração, revelando a existência do poder e seu exercício sobre indivíduos, grupos ou sociedade tidos como diferentes. Educar tem sido o meio pelo qual o diferente deve ser transformado em igual para que se possa submeter, dominar e explorar em nome de um modelo cultural que se acredita natural, universal e humano.
Seguindo esse preceito proponho estimular a curiosidade acerca do tema. Propor aos alunos explanações sobre suas vivências culturais, incentivando os discentes a mapear seu círculo cultural.
b)- Desenvolvimento da Aula
Após breve explanação e questionamentos atuais, expor de maneira literal seus diferentes significados e formas de contextualização, atribuindo os exemplos de cada situação.
c)- Atividades para os Estudantes
Após a constatação das diferenças e universalidades existentes na própria classe, a atenção é dirigida a outros espaços como o bairro da escola ou mesmo o município. Solicitar um mapeamento do bairro onde o aluno mora, questões como: qual zona da cidade eu moro? Qual a predominância de classes sociais nesse região? Quais etnias? Etc.
...