Plano do Polo de Convivência
Por: palcido • 30/5/2017 • Dissertação • 2.931 Palavras (12 Páginas) • 192 Visualizações
Pólo de Convivência Social – Professor Antônio Moreira Batista
Rua Dr. João Pessoa, S/N – Bairro Exposição
É tempo de Fazer Acontecer
Atividades á serem desenvolvidas
1 - Objetivos Gerais:
- Promover Ações Educativas e de socializações com crianças, jovens e adolescentes de ambos os sexos em situações de risco social. Favorecer os vínculos familiares, a permanência e retorno á Escola a suplementação alimentar e possibilitar o desenvolvimento de suas potencialidades esportivas, sociais e culturais, bem como o exercício pleno da cidadania.
2 – Objetivos Específicos:
- Favorecer o desenvolvimento geral humano das crianças e adolescentes desfavorecidas economicamente,
- Garantir os direitos de criança, jovens e adolescentes ao esporte, recreação e lazer,
- Incluir crianças e adolescentes com necessidades especiais nas atividades esportivas e pedagógicas realizadas nos núcleos,
- Dar oportunidade para crianças e adolescentes se descobrirem e se desenvolver dentro do esporte do lazer e da ludicidade,
- Incorporar novos valores éticos, morais e desenvolver competências sociais pscicomotoras, cognitivas, sócias e afetivas dos sujeitos participantes,
- Estabelecer ações formativas que qualifiquem os professores e monitores,
- Fortalecer trabalho educativo junto ás Escolas,
- Melhoria da auto-estima das crianças e adolescentes que estarão envolvidas no Projeto.
3 – Atividades á serem desenvolvidas:
- Incentivo á Escolaridade
Atividades direcionadas para proporcionar aos usuários momentos de leitura, artes plásticas, atividades lúdicas, voltadas para o desenvolvimento do raciocínio lógico e coordenação motora. Através da leitura busca se aperfeiçoar e levar ao usuário o prazer pela leitura, com historias infantis e temas da cidadania. Nas artes plásticas, trabalha se o raciocínio lógico através de desenhos, pinturas, colagens entre outros. E com as atividades lúdicas, desenvolve se a coordenação motora, através de jogos e brincadeiras.
- Arte e Educação
- Teatro : O teatro é a forma de expressão artística mais inerente ao ser humano. Desde o princípio, o homem tentou se expressar através do corpo e da fala. A representação foi uma das primeiras formas de comunicação encontradas pelo homem. Permitindo assim as reflexões e duvidas fossem utilizadas como material para expressão artística nos palcos. O teatro é também uma forma de expressão social e política do homem, para além da arte ou do entretenimento. Os textos e as encenações são reflexos de formas de pensamento, épocas e vivências sociais. Funcionam também como o retrato de um período ou uma sociedade.
- Dança: Pela necessidade do homem pôr para fora suas emoções, surgiu a dança, pois mesmo antes de se comunicar com palavras, as pessoas já se expressavam com movimentos corporais.
A dança é uma forma de expressão corporal e é fundamental para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos a nossa coordenação motora, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável. Ela se expressa em corpos perfeitos, elegantes, seguros, mentes desinibidas, arrojadas e criativas. Dançar causa uma sensação de alívio, de bem estar, de alegria, no entanto é complexo conseguir através de palavras explicar, como a expressão corporal nos pode trazer tantos benefícios.
- Balé: O Ballet, além de formar grandes profissionais de dança, pode fazer com que o aluno se destaque na sua vida adulta, assim como também ter sucesso em todos os seus objetivos de vida. A dança vai além do exercício físico, é uma arte que com seus movimentos sublimes e sua música clássica “alimenta” o espírito e traz uma realização pessoal para quem tem a oportunidade de DANÇAR. Nosso principal objetivo é desenvolver nas nossas crianças e adolescentes a sensibilidade artística e expressão corporal, além da realização de cada uma delas de estar podendo transformar esse sonho de menina em realidade, tornando as bailarinas.
- Música (Violão):
A música é puramente uma mobilização sentimental. Como qualquer manifestação artística, ela influência na vida e na formação da identidade de qualquer pessoa. A emoção gerada pela canção ocorre devido implicação que ela ocasiona na psique do ser humano, ao percebermos a música, entramos em contato com a percepção cognitiva do som, em seguida, nos emocionamos, pois, independente do gênero, ela tem a capacidade de mexer com os nossos sentimentos e nossas impressões afetivas. Esses aspectos causados pela música geram nas pessoas um nivelamento de impressões, opiniões e gostos, o que se reflete na maneira como elas direcionam o seu comportamento perante a sociedade.
Aprender a tocar um instrumento vai muito além de simplesmente desenvolver técnicas. Cada instrumento carrega consigo tradições e a história da sua evolução, e através da música expõem a história de outros, refletindo o ambiente e cultura de um povo. Portanto, é de interesse de um bom músico saber sobre a origem do instrumento que está aprendendo, qual a história que ele tem para contar. Portanto, estudar o violão em si, juntamente com os nomes e funções das partes de um violão e como eles trabalham junto para criar sons, como o som é produzido pelo violão e como a tensão afeta as cordas, fazem parte do seu aprendizado e que será essencial para tudo o que você for estudar e tocar posteriormente.
- Capoeira: A Capoeira era então apresentada de modo disfarçado, como se fosse uma dança com canto e mais nada. Aos poucos, porém, ela acabou por vingar em todo o Nordeste do País, ganhando diversidade de estilos - um dos mais populares (e antigos) é chamado de Capoeira Angola, caracterizado por golpes baixos, rentes ao chão, e animado pela música de ritmo lento. Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas. Se você entrar na roda, em pouco tempo vai sentir uma grande mudança : menos tensão, reflexos mais rápidos e ainda vai ganhar força. Com um pouco de persistência, o seu fôlego vai ficar ótimo, porque a prática constante (pelo menos 3 vezes por semana) desenvolve o sistema cardiorrespiratório. E, o melhor, você trabalha os músculos abdominais, já que os músculos desta região são muito solicitados. Bem como: Resistência (É preciso manter o pique durante toda a luta), Agilidade (Os movimentos mudam de direção e sentindo a toda hora), Flexibilidade (Na capoeira dominam os gestos amplos), Velocidade (Para surpreender o adversário sempre que possível), Equilíbrio (É preciso manter o domínio do corpo em algumas posições mais complicadas), Coordenação (É preciso responder aos golpes com os braços, tronco e pernas ao mesmo tempo), Ritmo (Os movimentos do corpo acompanham a música).
...