Quais os limites e possibilidade da educação dentro do modo de produção capitalista?
Por: duda_ferreira33 • 20/3/2016 • Dissertação • 446 Palavras (2 Páginas) • 555 Visualizações
Olá meus caros,
É um prazer iniciar o fórum da disciplina Sociedade, Educação e Cultura. Para iniciarmos bem oriento que vocês leiam o artigo do Prof. Dermeval Saviani intitulado” Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos”. Este artigo está disponível no seguinte endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf
O artigo não é muito longo, por isso sugiro que o leiam na íntegra, mas nossas discussões se concentraram no conteúdo das páginas 158 e 159 no texto que se inicia com título: “Questionamento da separação e tentativas de restabelecimento do vínculo entre trabalho e educação”. Neste trecho Saviani afirma que
Se a máquina viabilizou a materialização das funções intelectuais no processo produtivo, a via para objetivar-se a generalização das funções intelectuais na sociedade foi a escola. Com o impacto da Revolução Industrial, os principais países assumiram a tarefa de organizar sistemas nacionais de ensino, buscando generalizar a escola básica. Portanto, à Revolução Industrial correspondeu uma Revolução Educacional: aquela colocou a máquina no centro do processo produtivo; esta erigiu a escola em forma principal e dominante de educação.
Veja que o autor demonstra que, sob a égide do capitalismo, a escola passou a oferecer uma educação de caráter geral e, portanto, abstrato, e esta se ergueu como única forma de educação.
Para discussão:
Quais os limites e possibilidade da educação dentro do modo de produção capitalista?
Quais são as outras formas de educação que podem ter além da escola?
Qual a relação entre Educação e trabalho?
Boa discussão a todos!!!!
Antigamente aprendia o que o burguês queria, o que fosse bom para a industria, pois o operário tinha que saber lidar com as máquinas e fazer a manutenção delas. Com isso eles tinham um limite de aprendizado, que era só aquilo (manutenção, ler e escrever) porém se criava inúmeras possibilidades para eles conseguirem empregos e ajudar no sustento da família e na evolução da sociedade.
Desde do século passado até os dias atuais exitem vários tipos de educação que não é dentro de uma sala de aula, sentados de forma alfabética e todos virados para em frente e em fila, existe a educação que se pode aprender dentro de uma instituição religiosa, dentro de partido politico, em ONGs, em entidades filantrópicas ou até mesmos em nossas casas ( já dizia o ditado "a vida é uma escola").
A relação entre trabalho e educação é como se fosse um relacionamento entre o ódio e o amor, pois antigamente tinha trabalho quem tinha uma formação ( pois o operário tinha que lidar com as maquinas, saber como coloca-las para funcionar), porém hoje em dia muitos alunos abandonam a escola para ter "mais tempo para trabalhar", é uma realidade que temos que encarar de frente pois acontece todos os dias.
...