Relações interpessoais
Por: edgarrrr • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 432 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
Filme Beleza Americana
Análise
Segundo o filme assistido em sala, o filme “beleza americana” de Sam Mendes, EUA-1991, é possível análisar algumas questões que são levadas em consideração no desenrolar da história e da disciplina apontada em sala.
A priore, constatei o individualismo e o materialismo das relações interpessoais, fazendo transparecer crises familiares, da sociedade americana. Lester, o personagem de 42 anos, vive em conflito interno a todo momento. Ele vive um vazio existêncial, triste, solitário, realmente passando pedaços dificeis, logo no início da trama fala até mesmo em morte, que em menos de um ano ele morrerá. Nesse sentido, a situação do personagem está complicado, atribulado.
Em uma segunda análise, ele tem uma esposa, que se chama Carolyn, é uma mulher padronizada e que gosta de manter a aparência. Se mostra fria com sua filha e sem vinculo a chamada Jane. Jane, é uma moça confusa e frágil, descontente com a família e principalmente com o seu pai, no filme- ela tem uma impressão muito ruim do pai, sentimentos desagradáveis e ódio. Ela fala para seu namorado, Ricky, e ele se oferesse para matá-lo, ela aceita, e logo em sequida se mostra confusa. É possível assimilar nas cenas assistidas que, é uma família fracassada, vivendo apenas na aparêcia, colocando a economia no centro, como a maioria das famílias americanas. A questão de “matar o próprio pai” seria imoral, apesar que o Brasil, não se mostra tão distante.
Em uma terceira análise, Ricky é um rapaz perverso, envolvido com as drogas, é um espelho do pai, seu pai é um coronel disciplinador, nazista, falso, autoritário e com o preconceito aflorado, ele tem ódio de seus vizinhos gays, ou seja, é abordado a questão do preconceito nessas cenas.
Em uma análise critica, Lester, frustrado na vida sentimental e profissional, começa a desejar a jovem Ângela, uma adolescente que aparece no filme como a melhor amiga de sua filha. O desejo louco de Lester, desencadeia fazer ginástica, fumar maconha, comprar carros e sentir-se “garotão”. Todos esses aspectos compõem um conjunto de defesas maníacas destinadas a negar o conflito maior, o envelhecimento e a morte. Ao longo do filme, alguns momentos felizes são identificados pela imagem da rosa vermelha, sem perfume, se a rosa não tiver perfume, torna-se apenas uma planta. É bonita mas não exala o perfume, então pode se afirmar que uma familia visualmente linda e perfeita mas sem essência, vivendo apenas na aparência.
...