Resenha Pensamento Crítico
Por: Alarice Curty • 18/4/2017 • Resenha • 322 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
Título do Texto: Pensamento Criativo
PALAVRAS-CHAVES DO TEXTO
Criatividade Capital intelectual C.R.I.A. Potêncial criativo
DESCRIÇÃO DO ASSUNTO
O texto aborda o assunto criatividade e comenta sobre a capacidade criativa ser um potencial de todos os indivíduos, além de citar a importância dela não só no cotidiano, mas também, no mercado de trabalho e alguns aspectos que auxiliam no desenvolvimento da criatividade.
APRECIAÇÃO CRÍTICA
O assunto abordado pelos autores do texto é a capacidade e o potencial criativo dos indivíduos e é muito interessante a abordagem crítica que produz várias quebras de paradigmas sobre o assunto. O texto critica a ideia de que apenas algumas pessoas são criativas e que essa é uma característica genética oferecida ao acaso. Para tal, eles começam o texto com um questionamento sobre o potencial crítico dos próprios autores, induzindo o leitor a pensar que qualquer pessoa pode ser criativa, basta acreditar que é capaz.
Os autores também comentam sobre a importância da criatividade e utilizam o mercado de trabalho para pautar seus exemplos. Nesse momento eles comentam sobre o poder da criatividade e sua importância, principalmente, em situações problemáticas e sobre a criatividade estar atrelada ao fato de ser um profissional bem sucedido. Atualmente, com a informação ao alcance de todos, ser criativo é conseguir filtrar a melhor informação e fazer com que ela gere valor na operação, serviço ou produto desejado.
Por fim, os autores retomam a ideia de que todos são detentores de criatividade, mas citam o esforço necessário para tal característica. Segundo eles, o processo criativo exige muito esforço, dedicação, determinação e está ligado a fisiologia cerebral do ser humano. Porém, é possível tornar esse processo mais fácil à medida que você pratica sua criatividade. Então, os autores citam quatro aspectos que podem ajudar nesse exercício, esses aspectos são denominados C.R.I.A. e se referem à Comemoração, Relaxamento, Insatisfação e Ação, é importante citar que para cada aspecto os autores citaram um contraponto que se refere ao exagero de cada ação.
...