Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Por: Gabrielly Viana • 25/7/2022 • Artigo • 341 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
Ministério da Educacão[pic 1][pic 2]
Secretaria de Educacão Profissional e Tecnológica
Instituto Federal da Bahia – IFBA
Campus de Vitória da Conquista
Curso Integrado Eletromecânica
ABNY JEFTER CAMELO PESSOA
GABRIELLY VIANA COELHO
GERALDO MORAIS DOS SANTOS
GUSTAVO BRAIT MACIEL
TAISE SOUZA SOBRINHO
INTERSECCIONALIDADE
Vitória da Conquista
2022
ABNY JEFTER CAMELO PESSOA
GABRIELLY VIANA COELHO
GERALDO MORAIS DOS SANTOS
GUSTAVO BRAIT MACIEL
TAISE SOUZA SOBRINHO
INTERSECCIONALIDADE
Trabalho apresentado ao docente Eliana Barretto como requisito avaliativo da II unidade da disciplina Sociologia.
Vitória da Conquista
2022
DESENVOLVIMENTO
O termo interseccionalidade nos proporciona entender melhor as desigualdades e as opressões e discriminações presentes em nossa sociedade. Podemos considerar como uma ferramenta analítica de extrema importancia para discutirmos sobre as relações sociais de raça, sexo e classe, e as dificuldades para adotar políticas públicas eficazes garantindo o direito de todos.
Segundo Kimberlé Crenshaw, interseccionalidade é
“… uma conceituação do problema que busca capturar as consequências estruturais e dinâmicas da interação entre dois ou mais eixos da subordinação. Ela trata especificamente da forma pela qual o racismo, o patriarcalismo, a opressão de classe e outros sistemas discriminatórios criam desigualdades básicas que estruturam as posições relativas de mulheres, raças, etnias, classes e outras. Além disso, a interseccionalidade trata da forma como ações e políticas específicas geram opressões que fluem ao longo de tais eixos, constituindo aspectos dinâmicos ou ativos do desempoderamento” (2002).
O termo é um conceito sociológico caracterizado pelas interações e marcadores sociais nas vidas das minorias. Através da interseccionalidade podemos enxergar em nossa sociedade diversos sistemas de opressão – como de raça ou etnia, classe social, capacidade física, localização geográfica, o racismo, o sexismo; as estruturas patriarcais são inseparáveis e inspiram a discriminar e excluir indivíduos ou grupos de diferentes formas.
Esse conceito surgiu a partir das lutas e teorizações dos movimentos feministas negros nos Estados Unidos e no Reino Unido, entre os anos de 1960 e 1980. Com tudo isso, o movimento conhecido como Black Feminism foi extremamente eficaz no sentido da produção acadêmica e desenvolvimento das teorias feministas. Graças ao aumento da entrada dessas mulheres no meio acadêmico, foi possível atingir um desenvolvimento sociológico do pensamento das mulheres negras naquele momento.
...