TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de cotas

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ALUNA: JULIANACAMACHO CORDEIRO DE BRITO

MATERIA: ASPECTO ANTROPOLOGICO E SOCIOLOGICO DA EDUCAÇÃO

COTAS RACIAIS

PERGUNTAS

1) O que você etende sobre cota racial?

ENTREVISTADO 1: Penso que o sistema de cotas raciais são a reserva de vagas determinadas pela lei,  em instituições públicas ou privadas para grupos específicos tais como negros e indígena

ENTREVISTADO 2: Acredito ser uma chance para igualdade de pessoas  e evolução do conjunto.

ENTREVISTADO 3: São um tipo de sistema que visa integração dos menos favorecidos.

2) Você é a favor ou contra as cotas raciais nas universidades?

ENTREVISTADO 1: Sou totalmente contra a tal sistema, porque gera segregação entre os propios alunos.

ENTREVISTADO 2: Extremamente a favor, pois em sua grande maioria, os cotistas são formado por negros de escola publicas, vindo da classe mais baixa da sociedade.

ENTREVISTADO 3:  Não tenho uma opinião formada sobre o tema, acredito que pode ser uma coisa boa, contudo há cotistas que pertencem a classe alta se aproveitando do sistema.

3) Para você cotas pra negros(as) não é racismo ao contrário?

ENTREVISTADO 1:  Com certeza, a partir do momento que uma pessoa negra entra numa universidade usando cota, ao meu ver, se coloca inferior a uma pessoa branca.

ENTREVISTADO 2: De forma nenhuma! Muito pelo contrário, a função desse sistema é justamente a justiça social, uma forma de igualar que a sociedade já, por sua cor, o marginalizou.

ENTREVISTADO 3:  Bem, é um sistema para favorece quem geralmente é excluido, sendo a maior vitima dessa exclusão a população negra, contudo, as pessoas que não se adequam ao sistema de cotas se veem prejudicadas pelo mesmo.

4) Você acha que pessoas negras são menos inteligentes que as brancas?

ENTREVISTADO 1: Não, por isso esse sistema deve acabar!

ENTREVISTADO 2: Não, mas nao se trata de inteligencia, trata se de inclusão de todos

ENTREVISTADO 3:  Depende da pessoa e o ambiente que ela vive.

5) No seu ponto de vista as cotas para as universidades ajudarão a diminuir o racismo?

ENTREVISTADO 1: Não, porque esse sistema gera a segregação, os alunos brancos e pobres são totalmete excluidos dele, gerando assim ódio e o odio leva ao racismo.

ENTREVISTADO 2: Sim, porque na universidade os alunos vão se acostumar a ter como colega de profissão, um negro ou uma negra, fazendo assim todas a etnias interagirem.

ENTREVISTADO 3: O racismo é uma escolha pessoal. Uma pessoa pode ser criado com negros e se tornar racista. A convivencia não altera a escolha.

6) Para você não é injusto, para alunos(as) que tiraram nota maior, que negros(as) tenham preferência no ingresso das universidades públicas?

ENTREVISTADO 1: Claro!!! O  acesso as Universidade devem ser franqueados aos que se esforçaram para isso, não deve pertencer a uma classe, grupo social ou etnia. Brancos, negros e indios deveriam se tratado de maneira igual, extinguindo assim esse sistema de cotas!!!Viva a meritocracia!

ENTREVISTADO 2: De nenhum modo! as pessoas que tirarem boas notas ingressarão sem nenhum problema. Esse discurso de que foi prejudicado por cotistas, ou que cotistas tiraram a vaga, pertecem a pessoas que tentam explicar seu proprio fracasso.

ENTREVISTADO 3:  Na verdade, o que devia melhorar é a educação, colocando escolas publicas com qualidade das particulares, agindo assim ninguem sairia prejudicado e não precisaria de nenhum sistema de cotas, afinal todos seriam realmente iguais

Relatório

 Para constução dese trabalho foram entrevistadas três pessoas, das quais são dois negros( Entrevistados 2 e 3) de classes social distintas e um branco( Entrevistado1).

Com base nas respostas à pesquisa realizada, observamos que as mesmas carregam caracteristicas dos entrevistados, como vemos o exemplo do terceiro  entrevistado,  que se pauta pela visão etnocentrista,  que é um conceito antropológico que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura, que no caso  em pauta, o seu grupo étnico, que são estudantes brancos são vítimas do sistema de cotas, como explicitou na resposta ao item 3, como destacado a baixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com