A Comunidade acadêmica reconhece ou não , uma competência na elaboração de trabalhos científicos
Por: Adrianamiranda • 25/2/2018 • Trabalho acadêmico • 4.519 Palavras (19 Páginas) • 153 Visualizações
UFPA/FACS/Curso de Ciências Sociais .Período 2017.2
Disciplina : Laboratório de Pesquisa I .Profa.dra. Marly Gonçalves da Silva
Período : maio/setembro 2017
Exercício de fixação : a Analise na pesquisa qualitativa .
Texto 1.
LUDDKE, Menga et al. A pesquisa do professor da educação básica em questão .Revista Brasileira de Educação , v.14 , n.42 , set/dez, 2009, pp.456-602
- I dentifique o tema . O texto trata dos critérios de avaliação acadêmica que incidem nos trabalhos de professores da Educação Básica (EB) apresentados em eventos científicos .
O texto aborda a questão da pesquisa do professor da EB
O texto discute a questão da experiência reflexiva e analítica dos professores da EB à luz de parâmetros científicos
( pode ser uma dessas repostas )
- Identifique a problemática ( objeto de pesquisa ).
Os autores do artigo de pesquisa formulam as suas questões nestes termos : A comunidade acadêmica reconhece ou não , uma competência na elaboração de trabalhos científicos entre os professores da Educação Básica ?
Os trabalhos apresentados por esses professores em eventos científicos são aceitos como válidos segundo os critérios de validade cientifica ? Reconhece-se ou não na produção desses professores , capacidade para produzir conhecimentos novos, ou seja, ciência ?
Quais os critérios de julgamento utilizados pelos pareceristas/avaliadores ?
Afinal, o que conta como pesquisa ? O que é levado em consideração por especialistas encarregados de atribuir ou não recursos a uma pesquisa apresentada por um professor da Educação Básica , de aprova-la para apresentação em um encontro cientifico ou de aceita-la para publicação em um periódico ?O que é considerado relevante na avaliação de uma pesquisa em Educação ?
Quem é o avaliador ou juiz que avalia os trabalhados do professor a educação básica ? ( p. 457)
A problemática é formulada segundo parâmetros da abordagem qualitativa ( p. 464)
- Identifique os objetivos ( geral e específicos )
Geral : Conhecer o processo de avaliação dos trabalhos dos professores da Educação Básica no Brasil , inscritos em eventos científicos na área de educação
Específicos :
- levantar , junto a pesquisadores experientes da área de formação de professores , quais aspectos levam em conta ao avaliarem trabalhos de pesquisa de professores da educação básica
-procurar a partir de aspectos indicados por esses julgadores , contribuir para a discussão de critérios amplos que possam abranger os vários tipos de pesquisas realizadas na área de educação em todos os níveis de ensino ;
- destacar o que é levado em conta na hora de decidir sobre uma pesquisa e o que é criticado e apontado como lacuna, limitação no relato/escrita dos professores ( p. 457)
- Identifique o tipo de fonte de informação da pesquisa :
Institucional - eventos científicos ( Encontros, Seminários , Colóquios, Simpósios ...)
Bibliográfica – artigos científicos e livros
Documental : pareceres de especialistas sobre os artigos dos professores
- Mostre a relação de pertinência existente entre os itens 2, 3, 4 ( problemática , objetivos e fontes )
O trabalho está bem estruturado e articulado no que tange à relação de pertinência entre a problemática que propõe uma reflexão crítica sobre os critérios de reconhecimento de cientificidade ou não nos trabalhos apresentados por professores da EB em eventos científicos , os objetivos que visam conhecer justamente o processo de avaliação/seleção desses trabalhos , e a fontes de informação , sendo a principal , na última etapa, os pareceres dos “juízes” que avaliaram os trabalhos escritos por professores da EB .
- Identifique a Amostra ( universo da pesquisa )
- relacionar os critérios de seleção da amostra ; pré-seleção e seleção final
A escolha da Amostra passou por um demorado processo de seleção , que envolveu sucessivas etapas de pré-seleção , até se chegar à seleção final de quatro ( 4) trabalhos de professores e doze (12) pareceristas ou “ juízes” .
A pesquisa foi realizada no período que vai de 2003 à 2006 pelo Grupo de Estudos sobre Profissão Docente ( GEPROF) com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico ( CNPQ) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro ( FAPERJ) . Portanto, ela abrangeu um período longo de quatro anos ( o tempo oficial para se fazer um curso de graduação e doutorado )
6.1 Os critérios utilizados para a seleção do material foram os seguintes :
1º) Trabalhos apresentados em Encontros Científicos na área de Educação com potencial para serem objeto de comentários críticos pelos avaliadores escolhidos pelo GEPROF e designados de “ juízes” ;
2º) Trabalhos apresentados em encontros que abarcam professores da EB de todas as áreas como o ENDIPE;
3º) Trabalhos apresentados por professores dedicados aos diferentes domínios do currículo da Educação Básica ( português, matemática, história, geografia etc...)
4º) Ao final , os autores só tiveram acesso aos resumos e textos completos de (2) encontros , o que limitou a amostra a esses dois eventos : O ENDIPE/2004 e o SIPEM/2003 .Desses dois encontros foram catalogados 80 textos ; eles foram lidos, relidos e debatidos pelos autores deste artigo .
ENDIPE = Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino .
SIPEM= II Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Em seguida a este procedimento houve a seleção de trabalhos de cada de cada um dos dois (Encontro e Simpósio )
...