A Critica e Sociologia
Por: Amandlah • 1/11/2015 • Monografia • 1.279 Palavras (6 Páginas) • 308 Visualizações
Critica e Sociologia
*Antônio Cândido fez uma análise sistemática para contribuição das ciências sociais para com o estudo literário, sem esquecer a importância à crítica literária pura e simples.
Uma operação difícil de chegar a um ponto de vista objetivo, sem desfigurar de um lado nem de outro. Ele analisa o vínculo entre a obra e o ambiente, não deixando de lado a análise estética do relato literário.
*Uma abordagem que encare a obra literária como um conjunto de fatores sociais que atuem na formação.(a influência que a literatura tem no meio social a que pertence, depois de concluída e divulgada).
* Deve-se perceber a literatura como um tecido formado por características sociais distintas, porém complementares.
*Apontar as dimensões sociais de um livro (referências a lugares, datas, manifestações de determinados grupos sociais presentes na estória, etc).
*Tem que partir de uma análise das relações sociais, para entender e estudar em um nível sociológico mais profundo, levando-se em conta a estrutura formada no livro.
*Não é a literatura por ela mesma, mas pelo social. Assim, pode-se sair de uma análise sociológica periférica e sem fundamentos, não se limitando a uma referência à história sociologicamente
*O autor enumera seis modalidades de estudos do tipo sociológico no campo literário:
1) Relacionamento do conjunto de uma literatura (um período, um gênero) com as condições sociais. Mostrar a ligação entre as condições sociais e as obras. Fazer uma composição paralela, em que o estudioso enumera os fatores , e em seguida fala das obras segundo as suas intuições ou os seus preconceitos herdados, incapaz de vincular as duas ordens de realidade.
2) Verificar a medida em que as obras espelham ou representam a sociedade, descrevendo seus vários aspectos.
3) Estudar a relação entre a obra e o público. Explorarar a função da literatura junto aos leitores, mediante a aceitação.
4) Analise da situação e do papel destes intelectuais na formação da sociedade.
5) Investigação da função política das obras e dos autores (em geral, atenderia a intuitos ideológicos previamente determinados).
6) Investigação da origem, buscar uma essência ver se os fatores sociais influenciam diretamente nas características essenciais da obra pode levar alguns estudiosos a um abismo difícil de se transpor.
O social passa por um processo de interiorização em que o autor o reconstrói, elaborando-o de uma maneira estética diferenciada (não deixando de ser subjetiva e arbitrária).
Determinadas visões específicas são o que delineiam a construção estética de um livro A parte principal é que há a invocação do fator social como um meio de explicação e estruturação.
Os elementos de ordem social serão filtrados e trazidos ao nível da fatura, para entender a singularidade e a autonomia da obra. A obra pura e simples não significa um todo que se explica a si mesma, como um universo fechado (a obra é orgânica sim, mas não totalmente isolada do mundo).
A literatura e a vida social
*Mostra a contribuição das ciências socias ao estudo literário.
*O poeta e escritor transformam tudo que passa por eles, combinado a realidade que absorvem com a própria percepção, devolvendo assim ao mundo uma interpretação própria e subjetiva.
*Assim, deve-se pensar a influência exercida pelo meio social sobre a obra de arte, assim como a influência que a própria obra exerce sobre o meio.
* A arte pode ser uma expressão da sociedade, não deixando de se considerar o teor de seu aspecto social, ou seja, o quanto ela está interessada nos problemas sociais.
* A partir do século XVIII, a literatura passa a ser também um produto social, já que expressa condições de cada civilização em que se forma. A arte expressa a realidade, descreve modos de vida e interesses de determinadas classes, não satisfazendo assim uma interpretação de toda a sociedade.
* No geral, a arte é social nos dois sentidos: tanto receptiva quanto expressiva .Depende da ação de fatores do meio.
* Um método de pesquisa é seguir os fatores socioculturais. Como a posição social do artista, a configuração dos grupos receptores, a forma e conteúdo da obra, sua transmissão.
* Antônio Candido Quatro momentos da produção: a) o artista, sob o impulso de uma necessidade interior, ou seguindo os padrões da sua época b)escolhe certos temas, c) usa certas formas e d) a síntese do resultado age sobre o meio.
*A arte tem algo mais amplo que as vivências do artista, moldando-a sempre a um público alvo.
* O autor faz uma distinção categórica entre arte de agregação e segregação. Se inspira principalmente na experiência coletiva e visa os meios comunicativos acessíveis. A segunda se preocupa em renovar o sistema simbólico, criar novos recursos expressivos.
*Tomando o autor, a obra e o público como os três principais elementos que fundamentam e possibilitam a comunicação artística, ele analisa como a sociedade define a posição e o papel do artista, como a obra depende de recursos técnicos para expor os valores propostos e, de que maneira se configuram os públicos.
1) A posição do artista
*De que modo a posição social atribui um papel específico ao criador de arte. Isto envolve não apenas o artista individualmente, mas a formação de grupos de artistas. Há tempos que o caráter da criação rumava para uma imagem coletiva, concebendo ao povo, no conjunto, o verdadeiro criador da arte. A obra exige necessariamente a presença do artista criador.
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