A Expectativa de Vida
Por: thatiele molina • 22/8/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 400 Palavras (2 Páginas) • 93 Visualizações
ATIVIDADE AULA 2
- Destaque e comente os pontos principais a respeito da leitura e estudo do Artigo.
Apesar da tecnologia facilitar a vida das pessoas, ela não garante a saúde das mesmas, as tornando inativas nessa tese. A tecnologia, ao procrastinar e roubar o tempo de todos, trouxe consequências com relação ao aumento das DCNT (doenças crônicas não transmissíveis) fruto do sedentarismo transtornado. De acordo com Alves, “quanto mais a tecnologia é criada, menos tempo a população tem de se dedicar a manutenção da sua saúde” torna explícito o fato de que a Educação Física escolar ajuda na saúde das crianças/adolescentes, trazendo longevidade e imunidade a eles, levando em conta o fácil manuseio deles com aparelhos modernos.
Tendo em vista a ausência de atividades físicas na população mundial, é importante destacar:
- Redução na expectativa de vida em até 5 países com alta densidade populacional;
De acordo com uma pesquisa feita pelo colégio Americano de Medicina Esportiva, a nova geração do Brasil, EUA, Grã-Bretanha, índia e China está ameaçada a viver menos que seus pais, por conta da inatividade física, que em torno de 10 anos pode abreviar até em 5 anos, a expectativa das próximas gerações.
- Sedentarismo na juventude;
A atenção que antes era voltada a brincadeiras e demais atividades práticas, hoje encontra-se em aparelhos modernos o que toma a falta de preocupação e conhecimento na saúde. Isso possibilita a Educação Física escolar a tomar partido nestas questões, preparando e educando numa vida mais ativa, uma vez que estes jovens só praticam atividades físicas nas escolas.
- Suporte escolar;
Como dito anteriormente, as escolas auxiliam em grande parte do população sedentária ativando novos hábitos desde a infância, porém é interessante visar nas técnicas dos profissionais e nos materiais exercidos, o que vem sendo discriminado por outras áreas e dando continuidade no idealismo de que a prática de esportes competitivos, são o suficiente.
De acordo com Guedes, é importante que os professores de EDF se aliem à causa defensora dessas atividades nas escolas, com conteúdos exclusivos e fixos na mente dos alunos, capaz de os convencerem a adotar um novo estilo de vida; nisso chegamos num acordo de que o ambiente escolar é a melhor maneira de se atentar na saúde física e moral. Isso tudo transmite conhecimento e consciência dos riscos que o sedentarismo trás, relacionando a vida pessoal com a profissional de cada um, com cuidados essenciais na saúde.
...