A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DA DEVOLUÇÃO E DA CONSERVAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO
Por: Gustavo Almeida • 31/8/2015 • Projeto de pesquisa • 1.442 Palavras (6 Páginas) • 590 Visualizações
[pic 1]
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
MÓDULO PLI – PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO
Ângela Amélia Caseli
A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DA DEVOLUÇÃO E DA CONSERVAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO
Tutora Vânia Ferreira da Silva
Alto Rio Novo-ES
2015
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
MÓDULO PLI – PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO
Ângela Amélia Caseli
A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DA DEVOLUÇÃO E DA CONSERVAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO
Trabalho final do curso Programa Nacional do Livro Didático no âmbito do Programa Formação pela Escola.
Tutora: Vânia Ferreira da Silva.
Alto Rio Novo-ES
2015
RESUMO
A referida pesquisa tem como objetivo analisa o desempenho dos Programas do livro, o método de adquirir os livros didáticos, a entrega, a conservação e a devolução dos próprios, conhecer o livro didático como um patrimônio público, que precisam ser conservado e devolvido ao fim do ano letivo permitindo seu uso depois para outros estudantes.
Os Programas do livro é fornecer os colégios das redes federal, estadual e municipal e os institutos parceiros do programa com obras didáticas de qualidade. As obras didáticas são distribuídas de graça aos estudantes de todas as séries da educação básica da rede pública.
Palavras-chave: Estudantes, Livro, Programa.
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
2.COLETA DE DADOS
3.SUJEITOS
4.METODOLOGIA
5.OBJETIVOS
5.1GERAL
5.2ESPECÍFICOS
6.SITUAÇÃO PROBLEMA
7.PROPOSTA DE SOLUÇÃO
8.CONCLUSÃO
9.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo auxiliar o trabalho pedagógico dos docentes através da distribuição de coleções de livros didáticos aos educandos do ensino básico.
O programa é executado em períodos trienais alternativos. Portanto, a cada ano o MEC adquire e espalha livros para todos os educandos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, ou ensino médio.
- COLETA DE DADOS
O programa do livro didático a cada ano que se passa vem se aprimorando e acrescendo para o progresso da qualidade do ensino e estimulando a leitura de estudantes, de docentes e ter em vista o desenvolvimento cidadã.
E ao realizarmos uma pesquisa em uma dos colégios da nossa comunidade, tivemos a chance de dialogarmos com os gestores, docentes e educandos a importância dos programas do livro didático, eles mostraram diversos aspectos positivos que vem colaborando infinitamente para o aumento educacional, entre eles podemos mencionar a distribuição de livros aos educandos, abrangendo do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, gerando o contato dos educandos com o livro desde os anos iniciais fazendo com que se tornem leitores decisivos, reflexivos e com conhecimentos expressivos fundamentais para o desenvolvimento de um cidadão livre e consciente a diferentes aspectos do meio social.
Os docentes lembraram que os livros apresentam contribuições e promove na prática pedagógica, como também permite ao estudante um avanço no seu desenvolvimento cerebral e permitindo uma melhor abrangência dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Contudo os mesmos exibiram pontos negativos a importância do problema da entrega dos livros por causa dos educandos que se evadiram durante o ano letivo, existindo uma preocupação, pois no ano letivo consequente tem a precisão dos livros para os novos educandos matriculados.
Quanto à escolha dos livros didáticos, ela ocorre com todos os docentes reunidos para a escolha dos mesmos e depois o pedido é feito pela internet, pois os programas apresentaram, além disso, rapidez, segurança e diminuição dos custos.
Conforme os gestores do estabelecimento a distribuição dos livros vem advindo de modo eficiente causando um avanço educacional, pois quando se tem a precisão de mais livros precisam recorrer ao SISCORT que disponibiliza de uma reserva técnica de livros que permite a transferência de livros aos colégios que estão precisando, e além do SISCORT têm órgãos que fazem parceria que dispõe de competências na área da execução dos programas do livro o FNDE, Secretaria do MEC, secretaria de Educação (Estadual Distrital e Municipal).
- SUJEITOS
- Estudantes;
- Docentes de colégios do município das esferas estaduais e municipais;
- Secretária Municipal de Educação, Pais e comunidade;
- Gestores;
- Membros do Grupo escolar;
- Representantes da comunidade.
- METODOLOGIA
No inicio do ano letivo, responsáveis são solicitados para a remoção do livro didático e nestes dias será agendada uma reunião, tendendo uma palestra e apresentação dos meios deconservação assim como desenvolver nestes responsáveis á conscientização para a devolução destes livros no fim do ano letivo. Para cada livro entregue a um responsável haverá um termo de compromisso que precisará ser assinado em duas vias no qual uma permanecerá no colégio e outra com o responsável. Esse termo ter em vista a garantir que estes têm a consciência do certo uso e da responsabilidade da devolução deste livro didático no fim do ano letivo. Os docentes e a direção escolar serão orientados para que examinem e advirtam como está acontecendo o uso e conservação do livro didático durante o período escolar. Os estudantes serão avaliados em cada fim de bimestre em relação às considerações da conservação e do uso dos livros didáticos.
...