A SITUAÇÃO DA MULHER NO BRASIL E AS SUAS MOTIVAÇÕES PARA DEIXAR O PAÍS
Por: 21021993 • 22/4/2019 • Artigo • 576 Palavras (3 Páginas) • 152 Visualizações
A SITUAÇÃO DA MULHER NO BRASIL E AS SUAS MOTIVAÇÕES PARA DEIXAR O PAÍS
SUZANE FANDIM PEREIRA
A situação geral do Brasil já não é das melhores (crises na política, economia, educação) e nem consigo estimar desde quando para as mulheres, que vivem aqui (não apenas cidadãs), a luta é muito mais árdua e é questão de sobrevivência diária.
Os dados em várias áreas são assustadores, no âmbito político: temos menor número de mulheres atuando na política[1], ou seja, mesmo as mulheres sendo a maioria em número de eleitoras, não há incentivo à politicas públicas voltadas às mulheres. Homens nunca legislaram e não legislam para as mulheres e, em sua maioria, não se interessam por nossas pautas.
O Brasil é um dos países mais inseguros quando se trata de violência contra a mulher, um dos países que mais mata mulheres vítimas de violência doméstica, mesmo tenho leis tão bem escritas e elaboradas como a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) e o crime de feminicídio tipificado no Código Penal Brasileiro (art. 121, inciso VI), no que tange as medidas protetivas não são aplicadas como deveriam.
Assim, o número de denúncias está cada vez mais alto[2], porém os crimes e criminosos não são investigados, as medidas protetivas por conta da falta efetiva de fiscalização e a morosidade da Justiça Brasileira[3], os processos não evoluem e a mulher se torna ainda mais vulnerável após denunciar.
Sobre os estupros, o número não é nem um pouco animador, são em média 135[4] estupros POR DIA. É mais do que assustador.
Ser mulher em qualquer lugar do mundo não é fácil, vivemos em uma sociedade patriarcal com privilégios criados de homens para homens. Porém, ser mulher no Brasil é um ato (diário) de coragem, saber que você não tem segurança pública e, apesar de ter leis, se você for vítima de um crime, muito raramente verá a resolução deste com brevidade.
Estamos na iminência de uma eleição presidencial no Brasil e o candidato que mais cresce em pesquisas é o pior possível, um neofascista, autoritário, homofóbico, racista, machista que afirma que as mulheres devem ser menos contratadas por empresas e que devem ganhar menos, afinal de contas engravidamos[5].
Como se não bastassem todas as circunstâncias que já estamos vivendo, tal discurso machista do presidenciável vem ganhando proporções cada vez maiores seus aliados e eleitores têm agido com mais agressividade dia após dia e seu próprio filho, Eduardo Bolsonaro, faz afirmações esdrúxulas, do tipo: “As mulheres de direita são mais bonitas que as da esquerda. Elas não mostram os peitos e nem defecam nas ruas. As mulheres de direita têm mais higiene.”[6].
Sendo assim, o passado, o presente e o futuro estão cada vez mais incertos e desanimadores para as mulheres no Brasil, tendo em vista que o primeiro turno das eleições, o presidenciável de extrema direita (Bolsonaro), obteve 46,03% dos votos válidos.
A minha única esperança é o eleitorado feminino, somos maioria, então mantenhamos a esperança para um futuro um pouco mais ameno para nós mulheres que vivemos no Brasil. Um futuro com políticas públicas que sejam efetivas e viabilizem a melhoria da condição de ser mulher num país com um dos piores cenários para mulheres.
...