A respeito da objetividade do conhecido Weber
Por: Edvaldo Sousa • 4/1/2017 • Resenha • 415 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
A respeito da objetividade do conhecimentoo, Max Weber vai ressaltar algumas ideias a respeito do desenvolvimento da metodologia. Uma das ideias é a respeito da dualidade do posicionamento do cientista em relação aos seus valores e ideiais, porém, Weber vai ressaltar a importância que o cientista tem de está preparado para reconhecer e julgar e sua respectiva separação, visto que o cientista tem o dever de buscar a verdade dos fatos, como também de expo os seus valores sem mascara-los de ciência social ou de ordem social dos fatos, existindo, segundo Weber uma importância de defender ambos os aspectos. A Importância dos valores vai acontecer no que Weber vai chamar de “ Esquemas de Explicação Condicional”, em que o cientista em uso dos seus valores vai selecionar um objeto de estudo e o mesmo tem de entrar de forma controlada na pesquisa.
Weber vai destacar a diferença entre dois importantes pontos, primeiro sobre política e ciência, mostrando que o primeiro é resultado da reflexão dos homens junto com as suas ideologias e interesses, enquanto o segundo mostra uma via racional, em que apresenta o trabalho do cientista como algo para trazer a iluminação sobre o objeto estudado como consequência dos fatos inter-relacionados. Em segundo sobre o saber empírico e o julgamento de valor, em que o saber empírico vai levar o cientista a dizer o que pode ser feito e não o que deve ser feito, em resposta a procura de soluções para problemas específicos em uso dos métodos adequados, enquanto o julgamento de valor são os significado dados aos problemas.
Weber vai chamar atenção para a compreensão da vida social, entendendo que as individualidades tem uma relação com o passado para desmistificar o presente e da um entendimento do que poderá vir no futuro. Para maiores compreensões Weber vai dizer que o cientista deve escolher uma parte desses eventos culturais para estudar, levando em consideração o contexto social da época, porém, esse fato estará ligado aos valores, pois foram escolhidos destes. Ademais, Weber vai falar sobre os conceito genéricos e seu baixo grau de importância para o cientista e vai relacionar o ponto de vista humano em relação à da sentindo com o fenômeno individual escolhido.
Weber vai trazer a ideia de tipo ideal, que vem a ser um tipo de instrumento social para o cientista poder fazer uma análise em sociedades mais difícil de compreender, na qual mesmo que sofra influencias de fatores irracionais, deve está limitada a racionalidade e ao caráter útopico.
...