AS MULHERES E O MERCADO DE TRABALHO
Por: muka2016 • 18/11/2016 • Relatório de pesquisa • 561 Palavras (3 Páginas) • 152 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E
COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
AS MULHERES E O MERCADO DE TRABALHO
SÃO PAULO
2016
Isabela Alves Rodrigues – RA: C166FH-0
Jessica dos Santos Gama Barbosa – RA: B86480-0
Thais da Silva Veras – RA: C28793-8
AS MULHERES E O MERCADO DE TRABALHO
Projeto de pesquisa – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 6 semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do professor (a) Josefa Alexandrina.
SÃO PAULO
2016
Problema
A relevância desta pesquisa está em conhecer o espaço que a mulher vem conquistando diariamente em lugares importantes como a economia, o mercado de trabalho, a política e etc. Mas faz-se necessário uma análise sobre a polêmica questão de que o espaço ocupado por elas é inferior ou não aos ocupados pelos homens.
O projeto visa diminuir qualquer tipo de preconceito que ainda possa existir contra a mulher, em qualquer que seja seu campo de atuação. De acordo com recente trabalho do IBGE, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, usando dados do Censo de 2010, comparados aos de 2000, a participação das mulheres com idade ativa (16 anos ou mais) no mercado de trabalho cresceu de 50% (2000) para 55% (2010), enquanto a participação dos homens caiu de 80% para 76%.
[pic 1]
Questão
Mesmo com o aquecimento do mercado de trabalho a mulher contínua inferior ao homem?
Objetivos Gerais
Analisar o atual posicionamento da mulher, no mercado de trabalho, na visão da sociedade moderna.
Objetivos Específicos
- Medir e avaliar o posicionamento da mulher, no mercado de trabalho. (nível hierárquico, faixa salarial e suas competências).
- Levantar índices de inferioridade entre os homens.
- Grau de preconceito existente.
Significado
Demonstrar de forma clara e objetiva, seu posicionamento no mercado de trabalho. Com o intuito de diminuir o preconceito e aumentar em nível significativo o seu envolvimento.
Método de pesquisa
Pesquisa bibliográfica e pesquisa explicativa.
Análise de dados
É o momento em que os dados coletados durante a pesquisa, são transformados com o objetivo de relacioná-los aos objetivos do projeto.
Seleção
Verificação dos dados coletados.
- O preconceito sofrido por mulheres.
- O papel da mulher no mercado de trabalho.
- A mulher vem ganhando espaço, e ocupando lugar de destaque.
Classificação
Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e publicada pela USP, revela os índices de 38,2% quando se trata do preconceito em relação ao gênero, partindo do homem com relação à mulher. Alegam que devido à sensibilidade e fragilidade, a mulher não tem capacidade de exercer funções de liderança ou estar superior a um homem. Desde o século XX, podemos observar o aumento significativo da mulher no mercado de trabalho, entre diversas profissões, como por exemplo: presidenta, cargos executivos, delegada, entre outros.
...