ATORES SOCIAIS, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO
Por: Paulo Vittor • 17/6/2017 • Artigo • 428 Palavras (2 Páginas) • 316 Visualizações
UFRN
DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS- DPP
DISCIPLINA: ATORES SOCIAIS, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO
ALUNO: PAULO VITOR DE MOURA FERREIRA
- O que diferencia a democracia representativa da democracia participativa?
A democracia, em qualquer âmbito ou modelo, segundo alguns teóricos como, Rousseau, deveria ser o conceito de soberania do povo, sobre todas as vertentes. A democracia Representativa funciona, no caráter técnico, como uma solução para alguns problemas ou inviabilidades que a democracia Participativa de fato, poderia causar. Avritzer, em sua exemplificação no módulo da soberania na teoria democrática, afirma que a democracia representativa restringe a participação ou soberania do povo, mas, agrega de forma técnica a população. Carole Pateman (1992), afirma que para Schumpeter, os únicos meios de participação abertos ao cidadão são o voto para o líder e a discussão e apesar de ser uma teoria clássica, torna-se atual.
A apatia ou a participação limitada/representativa da população, segundo Berelson tem uma função positiva para a democracia, pois se chega ao argumento de que essa participação que ocorre de fato é exatamente a participação necessária para um sistema de democracia estável.
Assim, a democracia Representativa une o caráter técnico da agregação de qualquer pessoa em qualquer localidade consiga eleger algum representante, a participação do povo por meio do voto, que comungue do mesmo ideal ou de algum modo que a maioria sinta-se representada para defender seus ideais por meio daquele representante escolhido.
A democracia Participativa, em sua visão teórica assegura a igualdade política, a vontade da maioria seria sempre justa e os interesses individuais seriam também cumpridos à medida que os interesses públicos também fossem. O modelo ideal segundo Rousseau, a democracia participativa se auto sustenta, pois a medida que o cidadão participa, mais ele se torna apto a fazê-lo.
- Qual a compreensão de Held em relação à Democracia? “O que a Democracia deveria significar hoje”.
Held, afirmava que a democracia funcionava como um campo de teste para líderes em potencial, ou como um mecanismo institucional para eliminar os mais fracos e colocar no poder os mais competentes, na luta por votos e pelo poder.
O modelo de autonomia democrática a capacidade de deliberar, julgar, escolher e agir de acordo com diferentes linhas de ação tanto na vida privada quanto na pública. O princípio da autonomia pode ser afirmado como se segue: os indivíduos deveriam ser livres e iguais na determinação das condições de suas próprias vidas.
A democracia deveria significar hoje um processo de igualdade, sem igualdade, adverte Held, o processo democrático de tomada de decisões ficaria limitado. Assim, compatível com os valores e estratégias inerentes a uma sociedade verdadeiramente democrática.
...